26 de abril de 2024 - 13:17

Pesquisadores da UFGD invadem as ruas de Dourados para mostrar a importância da pesquisa para a população

Distribuídos em diversos pontos da cidade, os pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abraçaram e foram abraçados pelos douradenses no último dia 25 de outubro. Trata-se de uma atividade  alusiva ao “Dia C da Ciência” comemorado em todo o país na última quarta-feira.

Fora de qualquer muro, junto das pessoas, em ambientes não formais de educação, os pesquisadores foram além das já consagradas palestras, feiras e seminários e buscaram se comunicar diretamente com as pessoas.

Cerca de 350 pesquisadores da UFGD (docentes e acadêmicos de iniciação científica, mestrado e doutorado) saíram às ruas e convidaram a população para conhecer um pouco das pesquisas que são realizadas na Universidade.

Motivados pelo tema “Conheça o que a ciência faz para melhorar a vida das pessoas e do país” os pesquisadores atenderam a população nos locais em que se instalaram e buscaram traduzir individualmente a importância da sua pesquisa para a vida da comunidade.

A estimativa é que mais de 2.000 pessoas conversaram pessoalmente com esses pesquisadores  nas mais diferentes situações: passando pela praça, aguardando consulta no hospital, no supermercado, durante visita ao parque ou na fila do banco.

A iniciativa vem de encontro à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi idealizada pela Pró-reitoria de Ensino de Pós Graduação e Pesquisa da UFGD. De acordo com a Pró-reitora, Kely Picoli, a ação superou todas as expectativas.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, foi uma dia único, um dia de levar os pesquisadores e seus trabalhos para junto da população mostrando a importância da pesquisa científica no dia a dia de todos nós”, concluiu.

Fonte: UFGD