Distribuídos em diversos pontos da cidade, os pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abraçaram e foram abraçados pelos douradenses no último dia 25 de outubro. Trata-se de uma atividade alusiva ao “Dia C da Ciência” comemorado em todo o país na última quarta-feira.
Fora de qualquer muro, junto das pessoas, em ambientes não formais de educação, os pesquisadores foram além das já consagradas palestras, feiras e seminários e buscaram se comunicar diretamente com as pessoas.
Cerca de 350 pesquisadores da UFGD (docentes e acadêmicos de iniciação científica, mestrado e doutorado) saíram às ruas e convidaram a população para conhecer um pouco das pesquisas que são realizadas na Universidade.
Motivados pelo tema “Conheça o que a ciência faz para melhorar a vida das pessoas e do país” os pesquisadores atenderam a população nos locais em que se instalaram e buscaram traduzir individualmente a importância da sua pesquisa para a vida da comunidade.
A estimativa é que mais de 2.000 pessoas conversaram pessoalmente com esses pesquisadores nas mais diferentes situações: passando pela praça, aguardando consulta no hospital, no supermercado, durante visita ao parque ou na fila do banco.
A iniciativa vem de encontro à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi idealizada pela Pró-reitoria de Ensino de Pós Graduação e Pesquisa da UFGD. De acordo com a Pró-reitora, Kely Picoli, a ação superou todas as expectativas.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, foi uma dia único, um dia de levar os pesquisadores e seus trabalhos para junto da população mostrando a importância da pesquisa científica no dia a dia de todos nós”, concluiu.