plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 13:14

Atrativo de Bonito recebe menção honrosa nacional em premiação sobre sustentabilidade

Com o apoio do Ministério do Turismo, a Braztoa (Associação Brasileira da Operadoras de Turismo) promove anualmente o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que visa reconhecer iniciativas que conciliem as atividades turísticas com o respeito ao meio ambiente. A cerimonia de premiação aconteceu em Foz do Iguaçu, na última segunda-feira (30) e garantiu ao atrativo Estância Mimosa Ecoturismo, localizada em Bonito (MS), a Menção Honrosa Nacional.

Entre as diretrizes de sustentabilidade da Estância Mimosa estão a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), uso responsável de recursos naturais, produção própria de parte dos alimentos, apoio a projetos de pesquisa científica e visitas técnicas, promover a conduta consciente em ambientes naturais por meio da prática da atividade turística de baixo impacto ambiental, bem como de práticas consagradas de segurança no turismo de aventura.

O gerente da Estância Mimosa, Thyago Sabino, recebeu o prêmio

Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão.

Desde 2012, o prêmio já reuniu mais de 200 iniciativas, sendo 56 delas premiadas. A disputa tem mobilizado empresas, prestadores de serviços e instituições de ensino em todas as regiões do Brasil. Para esta edição 2017/2018 foram inscritas 79 iniciativas, número recorde entre todas as edições da premiação.

O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS) propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

A vencedora do prêmio Top Sustentabilidade (Pousada Piuval, de Poconé, no pantanal mato-grossense), por exemplo, incorporou o reuso de água, a reciclagem de lixo e ações socioculturais para formar novos condutores de turismo na cidade. O empreendimento se tornou referência em estações de tratamento de água ao chegar à marca de dez mil litros reciclados por dia com a reutilização da água usada em pias, chuveiros e ar condicionado.

Local é famoso pelas cachoeiras (Divulgação)

Ao participar da solenidade, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, José Antônio Parente, destacou que o turismo sustentável pode contribuir para o mundo se tornar um lugar melhor para as futuras gerações. “Temos a missão institucional de unir os povos, preservar o meio ambiente e gerar empregos sustentáveis para a população”, ressaltou. Ele reafirmou a parceria entre o Ministério do Turismo e a Braztoa que se fortalece a cada ano. “Cumprimos o papel institucional de articular e estimular a iniciativa privada e os parceiros estratégicos da esfera pública a adotarem uma postura mais responsável calcada no tripé social, ambiental e econômico”, afirmou.

O secretário também destacou que o Ministério do Turismo faz questão de ajudar na divulgação dessas iniciativas com a criação de um site que aponta no mapa do Brasil os projetos participantes do Prêmio Braztoa. No local, o internauta encontra as informações de maneira simples e objetiva de onde estão os empreendimentos.

Conheça os demais vencedores dentro de cada categoria:

  • Associados Braztoa – BWT Operadora (PR)
  • Agências de Viagem – Baluarte Pousada e Ecoturismo (MA)
  • Resorts – Sofitel Guarujá Jequitimar (SP)
  • Parceiros do Turismo – Cataratas do Iguaçu S/A (PR)
  • Projetos Inovadores – CEFET RJ / Petrópolis (RJ)
  • Menção Honrosa Nacional  – Estância Mimosa Ecoturismo S/A (MS)
  • Menção Honrosa Internacional – Rain Forest Alliance

Com informações do Mtur e Braztoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *