30 de abril de 2024 - 00:15

Pesquisadores apresentam estudos sobre andrologia animal

Entre trabalhos e resumos expandidos, nove produções de professores e acadêmicos de graduação e pós-graduação da UFMS foram apresentadas na III Reunião Anual de Andrologia Animal, realizada no início do mês em Ribeirão Preto (SP). A participação na reunião promovida pela Associação Brasileira de Andrologia Animal (Abraa), segundo a professora Eliane Vianna da Costa e Silva, foi importante para o fomento ao espírito crítico, a ampliação dos conhecimentos e para o debate.

A docente, que é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias na Universidade e atual vice presidente da Abraa, também palestrou sobre “Exame clínico-andrológico para seleção de touros jovens”. “Nesse evento o tempo para as palestras é mais curto e para perguntas é maior. Os palestrantes sempre atuam como fomentadores dos debates, perguntando e suscitando posicionamentos de outros pesquisadores que estejam na plateia. Esta característica da reunião é diferencial e muito interessante por que promove o conhecimento compartilhado”, lembrou.

Os acadêmicos que apresentaram trabalhos na reunião foram Fernanda Battistotti Barbosa, Raiza Rocha Pereira e Willian Vaniel Alves dos Reis, do Mestrado em Ciências Animais; Marcos Vargas da Silveira e Tallita Silva de Assis-Sales, do Mestrado em Ciências Veterinárias; e Eduardo Antônio de Almeida Rossignolo da graduação em Medicina Veterinária.

No evento, a professora da UFMS foi nomeada presidente da Associação para a gestão 2019-2020. “Fiquei muito feliz, faço parte da gestão atual e pretendo consolidar as ações do grupo, fortalecendo a ABRAA e ampliando seus horizontes em nível nacional e internacional. Pretendemos dar oportunidade de formação continuada ao médico veterinário que se encontra em atividade no campo ou em clínicas. Envolver os andrologistas em debates virtuais e criar um espaço virtual de difusão de conhecimento”, contou.

Confira as produções apresentadas no evento.

Download (PDF, 189KB)

Texto: Ariane Comineti