26 de abril de 2024 - 08:37

Persona em Foco traz José Possi Neto do tablado para a TVE Cultura MS

Programa da TV Cultura de São Paulo recebe diretor teatral, cenógrafo e figurinista em programa que vai ao ar nesta sexta-feira

O Persona em Foco desta sexta-feira (1°) recebe o diretor teatral José Possi Neto. Considerado um criador multifacetado, ele também é cenógrafo, figurinista e iluminador. A atração vai ao ar na TVE Cultura MS a partir das 21h45.

Diretor de teatro José Possi Neto é o destaque do Persona em Foco. (Imagem: TV Cultura/Divulgação)

Para entrevistá-lo, o programa traz dois profissionais do teatro que já desenvolveram diversos trabalhos com Possi: o coreógrafo Anselmo Zolla e a bailarina Vanessa Guillen. Eles têm a missão de apresentar ao público geral o trabalho de um dos mais consagrados profissionais do teatro brasileiro, responsável por importantes espetáculos. Irmão da cantora Zizi Possi, dirigiu todos os seus espetáculos ao vivo, além de Maria Bethânia no especial de 25 anos (1993) e em Summertime (1980); Bilbao Cabaré, com Cida Moreira, (1989); Sonho e Realidade (1995) e “Em boa companhia” (2010), com Simone. Também teve trabalhos no cinema.

Formado em Crítica e Dramaturgia pela ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), em 1970, dirigiu a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.

Filho de imigrantes italianos, Possi conta, na edição, sobre a origem do seu interesse pela arte. “Durante 10 anos, meus pais ficaram sem ir ao cinema para que eu e meu irmão pudéssemos ir todo domingo. Então eu voltava (…), sentava em um banquinho do lado dela (sua mãe) e contava os dois filmes de cabo a rabo, explicando o figurino, as músicas… Acho que eu desenvolvi uma memória visual muito grande. (…) Esse foi um grande treino para mim como diretor”.

Possi Neto é um dos mais respeitados diretores de teatro do país. (Foto: TV Cultura/Divulgação)

Ele relata também sobre como o teatro surgiu em sua vida. “As minhas primeiras referências de teatro são as missas de ramos, missas de defunto, os velórios. Eu sou rato de velório. Nos dias de Finados a gente fazia piquenique no cemitério”, diz Possi Neto, que completa: “A minha paixão no teatro, além da convivência com os atores, é conceber o espaço. Às vezes eu nem sei qual é o tema, penso logo no espaço e aí vou construindo uma história”.

O Persona em Foco é uma produção da TV Cultura de São Paulo veiculada por emissoras públicas parceiras, caso da TVE Cultura MS. A atração semanal registra aspectos da vida pessoal e da carreira de personalidades do teatro, bem como as suas impressões sobre o ofício.

Apresentado por Atílio Bari, o programa vai ao ar às 21h45, na TVE Cultura MS e pelo Portal da Educativa.

(Com TV Cultura de São Paulo)