26 de abril de 2024 - 01:10

Parques e praças esportivas da Capital reabrem com algumas restrições

Por Júlia Torrecilha

Fechados por quatorze dias os parques e praças esportivas de Campo Grande reabrem nesta semana com algumas alterações. O horário de funcionamento será das 5h às 20h, com ressalvas para diminuir os riscos de contágio da covid 19, de acordo com o Diretor de Desenvolvimento de Esporte e Lazer da Funesp, Vanderlei Sandim.

“As pistas para caminhada e corrida estarão abertas, mas quadras esportivas e de areia permanecerão fechadas para atividades coletivas. Já as aulas de ginástica nas praças e parques serão realizadas seguindo os protocolos de biossegurança, com um distanciamento de 3m entre os participantes e a recomendação do uso de máscara”, esclarece.

A capital tem mais de 200 praças e parques, 32 deles são administrados pela Fundação Municipal de Esportes. Essas áreas foram vedadas ao público de 22 de março a 04 de abril para conter o avanço da covid na cidade (decreto municipal de antecipação de feriados e decreto estadual para proibir atividades que acarretem aglomeração de pessoas).

“Não temos como controlar as praças, que são abertas, mas nos parques estamos monitorando as entradas com aferição da temperatura, disponibilização de álcool gel, exigência do uso de máscara e restringindo para 50% o limite de pessoas nesses locais”, informa Sandim.

O Parque Indígena e o Parque dos Poderes são áreas de lazer gerenciadas pelo governo do estado. De segunda à sexta-feira o Parque Indígena estará funcionando das 6h às 20h, e aos sábados e domingos das 6h às 16h.

Segundo o Gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Palma, a decisão de abertura de áreas de lazer não se aplica às unidades de conservação de Campo Grande. “Os Parques Estaduais do Prosa e do Segredo continuarão fechados, sem data de liberação para o público”, avisa.

O projeto Amigos do Parque, que proporciona à população mais uma opção de esporte e lazer na cidade nos fins de semana e feriados, pode ter alterações no horário. “Pelo decreto que definiu a diminuição das atividades para conter o avanço da covid 19, o projeto estava ocorrendo até às 16h. Vamos aguardar as novas determinações do governo do estado para saber se a iniciativa deve retornar, no próximo fim de semana, ao horário habitual das 7h às 19h”, pontua o prefeito do Parque dos Poderes, Paulo Escobar.