plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Panorama MS trata das ações do Outubro Rosa e de combate ao câncer de mama no Estado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Secretária-adjunta de Saúde participa do programa da TVE Cultura MS para divulgar trabalhos e a importância do diagnóstico da doença que, neste ano, deve ter mais 830 casos no Estado
Ações da SES no Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, são pauta do Panorama MS desta terça-feira. (Foto: Ministério da Saúde/Reprodução)
Ações da SES no Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, são pauta do Panorama MS desta terça-feira. (Foto: Ministério da Saúde/Reprodução)

Estamos no Outubro Rosa e, para reforçar a importância da campanha de prevenção contra o câncer de mama, o Panorama MS desta terça-feira (8) recebe a secretária-adjunta de Saúde de Mato Grosso do Sul, a médica Christinne Maymone Gonçalves. O programa vai ao ar na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa a partir das 10h e você pode participar ao vivo enviando suas perguntas e comentários pelo WhatsApp  (67) 99106-0300.

Christinne falará ao vivo no programa sobre os trabalhos desenvolvidos pela SES durante o Outubro Rosa, que teve o calendário aberto com a realização de um seminário, na semana passada, que trouxe a Campo Grande o pesquisador do Inca (Instituto Nacional do Câncer) Luiz Claudio Santos Thuler, que falou sobre detecção precoce de câncer e da atenção primária da doença que, neste ano, deve registrar 830 novos casos no Estado, conforme projeções do instituto.

O movimento Outubro Rosa existe em todo mundo para evidenciar a luta contra o câncer de mama. A ação começou nos Estados Unidos no fim do século passado, onde várias unidades federadas mantinham ações isoladas relativas à doença no mês de outubro, cabendo ao congresso daquele país transformar este no Mês Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama.

O símbolo da campanha foi popularizado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu o laço cor de rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em 1990. Depois, a indumentária passou a ser usada como decoração em ruas e locais públicos. As ações foram se ampliando, envolvendo campanhas de arrecadação e desfiles com mulheres que sobreviveram à doença.

No Brasil, a primeira iniciativa alusiva à campanha se deu em 2002, com a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, em 2 de outubro daquele ano. Porém, em 2008, a ação se popularizou, sendo replicada em centenas de cidades por entidades relacionadas ao enfrentamento ao câncer de mama.

Você pode participar do programa ao vivo enviando perguntas e comentários sobre o tema por meio do WhatsApp (67) 99106-0300.

Apresentado por Gisllane Leite e Carlos Filho, o Panorama MS tem produção de Yara Martins, Elza Recalde e Heloisa Mandetta (diretora de Redação do Jornalismo da TVE Cultura MS), e edição e direção de Nadjanara Morbeck. O programa debate, diariamente, temas de relevância para a população do Estado e do Brasil. O programa vai ao ar ao vivo, a partir das 10h, na TVE Cultura MS e também no Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.