Primeira infância é o nome dado aos primeiros anos de vida, em particular os cinco primeiros de um ser humano, que são marcados por intensos processos de desenvolvimento.
É uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo pois o cérebro absorve todas as informações, as respostas são rápidas e duradouras.
Segundo especialistas, as crianças nesta fase precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões.
Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os 3 anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem 1 quatrilhão de ligações. O número é o dobro de conexões que um adulto possui. Aos 4 anos, estima-se que a criança tenha atingido metade do seu potencial intelectual.
O Panorama desta quinta-feira (14) fala sobre a primeira infância. Para debater o assunto, a apresentadora Andresa Boni recebe os especialistas Eduardo Marino, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e Cisele Ortiz, psicóloga do Instituto Avisa Lá. O programa que vai ao ar a partir das 11h30 na TVE Cultura.