plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 21:55

O Assunto é o Cinema de Tim Burton, Ruy Guerra e Nelson Rodrigues

Assunto é Cinema com Clayton Sales desta sexta-feira (23/08) celebra a carreira do diretor norte-americano Tim Burton e do moçambicano Ruy Guerra. O programa também comenta a adaptação da obra de Nelson Rodrigues aos cinemas e analisa a estreia de “Seis Vezes Confusão” no serviço de streaming, Netflix. O programa na Educativa 104.7 FM começa 10h30, podendo ser acompanhado pela rádio ou online pelo Portal da Educativa.

Timothy Willian Burton nascido em Burbank no dia 25 de agosto de 1958 é um diretor bem conhecido pela pegada gótica e fantástica em seus filmes. Seu colaborador mais habitual é o ator Johnny Depp, tendo atuado em 8 das 29 produções do diretor. Nas trilhas sonoras, Danny Elfman, o ex-vocalista da banda pop Oingoboingo, fez as músicas de 16 filmes com Burton.

O diretor Tim Burton. (foto: reprodução)

Fã incondicional de grandes nomes do terror clássico, Tim Burton realizou um filme sobre Ed Wood, notório diretor de um dos piores filmes de todos os tempos, o infame “Plano 9 do Espaço Sideral”. A cinebiografia “Ed Wood” (1994) é considerada uma das melhores parcerias do diretor com o ator Johnny Depp. Outros ídolos da juventude que trabalharam com Burton foram Vincent Price e Christopher Lee, o primeiro com destaque em “Edward Mãos de Tesoura” (1990) e o 2º com “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” (1999).

Nascido em Moçambique em  22 de Agosto de 1931, Ruy Guerra é, além de cineasta, poeta e dramaturgo. O diretor vive no Brasil desde 1958 onde dirigiu seu primeiro filme em 1962 com o longa “Os Cafajestes”. Em 1964 foi mais um dos diretores que integrou o Cinema Novo no Brasil ao lançar o drama “Os Fuzis”, longa seguido por “Tendres Chasseurs” (1969) e “Os Deuses e os Mortos” (1970).

Com o período da ditadura militar veio uma pausa com o cinema que só acabaria em 1976 com o filme “A Queda” e um eventual retorno a Moçambique em 1980. O regresso ao Brasil depois de uma temporada em sua terra natal, Cuba e até no México veio no meio da década de 1980 quando lançou em 1985 o musical “A Ópera do Malandro” baseado na peça de Chico Buarque. Ruy também tem importante carreira como compositor tendo composto em parcerias com Chico Buarque, Milton Nascimento,Carlos Lyra, Edu Lobo, Francis Hime e Sergio Ricardo.

O dramaturgo Nelson Rodrigues. (foto: reprodução)

Nelson Falcão Rodrigues foi um escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista de costumes e do futebol brasileiro. É considerado o mais influente dramaturgo nacional tendo suas peças frequentemente adaptadas ao cinema e TV. Nascido no Recife em 23 de agosto de 1912, mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janeiro. Sua experiência como cronista da vida e tragédia carioca veio com a vivência como repórter policial no começo da carreira.

Sua obra foi levada aos cinemas em inúmeras ocasiões. “Bonitinha mas ordinária” foi sua obra mais adaptada: em 1963 por J.P. de Carvalho, em 1981 por Braz Chediak e em 2008 por Moacyr Góes. O diretor Neville d’Almeida é responsável pelos icônicos “A Dama do Lotação” (1978) com Sônia Braga no papel principal e “Os Sete Gatinhos” (1980) com Lima Duarte e Antônio Fagundes. Polêmico em suas temáticas, Rodrigues nunca poupou seus personagens de sua visão ácida da sociedade brasileira, algo sempre refletido nos filmes que adaptam sua obra.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *