
Reunião realizada na sede da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), da qual participaram representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú/Unibanco, Santander e Sicredi – União e Campo Grande – teve como objetivo a apresentação, pelos organismos de crédito, de providências que vêm sendo tomadas no sentido de promover melhorias no relacionamento com os clientes que, em última análise, são consumidores.
Para o representante da Febraban. Evandro Ziliani, “há preocupação de parte das organizações de crédito em promover um estreitamento de relações de maneira a trazer alternativas que minimizem o problema, que sabemos existir. Para tanto estão em andamento várias ações em cada integrante da rede bancária. Nosso foco está em fortalecer os entendimentos e ponderar para que possamos chegar à otimização dos serviços”.
Durante a reunião foi aberta a palavra para o posicionamento de todos os estabelecimentos de crédito representados. Após as discussões e avaliações houve a conclusão de que alguns avanços ocorreram, entretanto, várias transgressões às normas de relacionamento ainda são registradas, o que motiva o consumidor a realizar denúncias e reclamações, mobilizando a fiscalização e, via de regra, termina em autuação.
Apesar das “justificativas” o Procon Estadual cobrou mais agilidade na busca de soluções. O Procon é órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
Waldemar Hozano – Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS)
Foto: Procon/MS