plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 14:44

O Assunto é o Cinema de Steven Spielberg

O diretor Steven Spielberg.

O Assunto é Cinema de hoje (18) com Clayton Sales comemora a carreira e a vida de um dos maiores diretores da história do cinema contemporâneo: Steven Spielberg. O programa também destaca os aniversários de “Blow Up”, “Amarcord”, “Laranja Mecânica” e “Platoon” e homenageia a autora Emily Brontë por meio das adaptações de sua obra ao cinema.

Steven Allan Spielberg nasceu em Cincinnati, nos Estados Unidos, em 18 de dezembro de 1946. Sucesso de público e crítica, Spielberg chega aos 72 anos como um dos diretores que mais levou público aos cinemas no século XX além de estar entre os mais premiados. Atuando como diretor, Spielberg é responsável por grandes clássicos como “Tubarão” (1975), “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” (1977), “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), “E.T.” (1982), “Parque dos Dinossauros” (1993), “A Lista de Schindler” (1993) e outros tantos sucessos.

A infância de Spielberg teve uma fase conturbada com a separação dos pais, algo que afetou seu desenvolvimento a ponto de ser um tema recorrente em filmes como “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” ou “E.T.”. Seu primeiro reconhecimento veio em 1971 quando assinou um contrato com a Universal após ter grande sucesso com seu curta “Amblin” que rodou o mundo em festivais chegando a ser premiado em Veneza. Em 1972 Spielberg dirige o telefilme “Encurralado” que faz grande sucesso entre público e crítica e que rendeu ao jovem Spielberg a chance de dirigir episódios de séries de TV como “Columbo” e “Galeria do Terror”.

David Jemmings em “Blow-Up”.

Em 1975 vem o primeiro grande sucesso para o cinema com “Tubarão”, filme que marca por consolidar a parceria entre o diretor e o compositor John Williams, o nome por trás das trilhas sonoras icônicas dos grandes sucessos de Spielberg como o icônico tema de Indiana Jones e outras tantas trilhas que emocionaram os fãs ao redor do mundo.

A escritora e poetisa Emily Jane Brontë nasceu em Thornton na Inglaterra em 30 de julho de 1818 e é a autora de um dos grandes clássicos da literatura: “O Morro dos Ventos Uivantes”. O livro foi adaptado para os cinemas e para a TV em pelo menos 40 ocasiões tendo sido até tema de uma esquete do clássico seriado de humor britânico “Monty Python”. Heathcliff já foi interpretado por grandes nomes como Timothy Dalton (1970) e Ralph Fiennes (1992) enquanto Catherine já foi papel de Merle Oberon (1939) e Juliette Binoche (1992).

“Blow-Up – Depois Daquele Beijo” (1966) é o primeiro filme de Michelangelo Antonioni produzido fora da Itália. O longa é baseado no livro “Las Barbas del Diablo” de Julio Cortazar e conta a história de Thomas (David Hemmings), um fotógrafo de moda londrino que decide fotografar um casal misterioso em um parque. Quando revela os negativos, acredita ter fotografado um assassinato. Ele retorna ao parque e descobre que há, de fato, um cadáver no matagal. A trilha sonora é de Herbie Hancock, uma das maiores feras do Jazz no século XX.

Malcom McDowell como Alex em “Laranja Mecânica”.

Um dos mais icônicos filmes de Fellini é “Amarcord” (1973), longa que conta ainda com a icônica trilha de Nino Rota. “Amarcord” conta a história da rotina de uma cidade italiana onde o jovem Titta (Bruno Zanin) está sempre aprontando com seus amigos enquanto observa várias personalidades excêntricas que se comportam de forma absurda. Em constante conflito com seu pai (Armando Brancia) e sempre defendido por sua adorada mãe (Pupella Maggio), Titta é testemunha das ações de personagens variados, entre eles, membros de sua família, fascistas e mulheres sensuais.

Baseado na obra de Anthony Burgess, “Laranja Mecânica” (1971) é um dos mais polêmicos filmes de Stanley Kubrick. O longa conta a história do jovem Alex (Malcolm McDowell), um delinquente que passa as noites com sua gangue de amigos se drogando e praticando violência. Depois que é preso, Alex se deixa submeter pelo estado a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade. A icônica trilha do filme traz Beethoven, uma das grandes paixões do protagonista da trama.

Oliver Stone dirigiu em 1986 “Platoon”, um dos mais comoventes relatos sobre a Guerra do Vietnã. O filme conta a história do jovem Chris Taylor (Charlie Sheen) que deixa a universidade para combater no Vietnã em 1967. No campo de batalha, seu idealismo acaba. A rivalidade em sua unidade entre o sargento Barnes (Tom Berenger), que acha que os moradores dos vilarejos locais estão abrigando soldados Vietcongs, e o sargento Elias (Willem Dafoe), que tem uma opinião mais favorável dos locais, acaba colocando os soldados uns contra os outros.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h até 11:30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *