20 de abril de 2024 - 09:01

TVE Cultura transmite especial sobre a diplomação dos candidatos eleitos em MS

Eleitos em outubro foram diplomados pelo TRE em cerimônia transmitida ao vivo também nas redes sociais. (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

A TVE Cultura iniciou nesta terça-feira (18) a veiculação de um especial sobre a diplomação dos candidatos eleitos em outubro deste ano. A solenidade, realizada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, no dia 14 de dezembro, teve transmissão ao vivo pela emissora pública.

A veiculação faz parte da filosofia adotada pela Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), por orientação do governador Reinaldo Azambuja, de se fazer presente em eventos de grande relevância social, a fim de aumentar a transparência de atos e incentivar a participação popular, como destacou o diretor-presidente da fundação, jornalista Bosco Martins. Foram 15 profissionais designados para realizar a cobertura do evento, com coordenação e reportagens de Lívia Machado Infante.

Além da transmissão para a TV, a solenidade pode ser acompanhada pelo Portal da Educativa, em redes sociais, e por meio de parceria com o portal de notícias Campo Grande News.

Foram entregues diplomas aos titulares dos mandatos eleitos neste ano no Estado –governador e vice, os dois senadores e os quatro suplentes (dois de cada), oito deputados federais e 24 deputados estaduais. A diplomação é o passo anterior à posse, comprovando que o candidato eleito atendeu a todas as exigências legais para assumir o cargo para o qual foi escolhido pela maioria da população.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRE, desembargador João Maria Lós, que fez pronunciamento no qual destacou o papel da Justiça Eleitoral no processo e cuidados com fenômenos que se fizeram presentes neste ano, como as fake news. Na sequência, foi iniciada a diplomação, sendo conferida a palavra aos candidatos mais votados para cada cargo.

O Capitão Renan Contar (PSL) falou em nome dos 24 deputados estaduais eleitos; assim como a atual vice-governadora e futura deputada federal Professora Rose Modesto (PSDB) discursou pelos parlamentares da Câmara. Depois, foi a vez de Nelson Trad Filho (PTB) usar da palavra pregando a importância de se iniciar uma nova fase na política brasileira, com ênfase na população e na transparência de ações; e, finalmente, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez um discurso no qual destacou os efeitos da crise econômica e as ações de sua gestão para proteger o Estado em seu primeiro mandato.

O especial sobre a solenidade, que traz entrevistas exclusivas com os diplomados, poderá ser acompanhado ao longo da programação da TVE Cultura nos períodos matutino e noturno, no intervalo da programação.

Confira a lista dos diplomados:

Governador: Reinaldo Azambuja
Vice-Governador: Murilo Zauith

Senadores:
Nelson Trad Filho
Soraya Thronicke

Deputados federais
Rose Modesto
Tereza Cristina
Beto Pereira
Dagoberto Nogueira Filho
Fábio Trad