plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 09:17

O Assunto é o Cinema de Buñuel e Jonathan Demme

Assunto é Cinema desta sexta-feira (22/02), a partir das 10h, com Clayton Sales, presta homenagens aos cineastas Luis Buñuel e Jonathan Demme. O programa da Educativa 104.7 FM também destaca o aniversário das estreias de “Trainspotting” e “Casamento Grego”, além das análises das estreias de “A Favorita”, candidata ao Oscar 2019, e “Velvet Buzzsaw”, original da Netflix.

O diretor Luis Buñuel. (foto: arquivo)

Luis Buñuel Portolés nasceu em Calanda, na Espanha, em 22 de Fevereiro de 1900. Considerado um dos maiores nomes do surrealismo no cinema, influenciou a carreira de grandes diretores como Pedro Almodóvar com seu trabalho. Cercado de polêmicas e aclamado pela crítica, Buñuel teve forte influência do trabalho de Salvador Dalí, com quem também trabalhou em seu primeiro longa, “O Cão Andaluz”, em 1928. Alguns de seus maiores filmes são “A Bela da Tarde” (1967), “Via Láctea” (1969), “Tristana” (1970) e “O Discreto Charme da Burguesia” (1972).

Vencedor do Oscar por “O Silêncio dos Inocentes” em 1991, Jonathan Demme nasceu em 22 de fevereiro de 1944 em Baldwin, Nova Iorque. Demme teve relação com a música dirigindo o filme “Stop Making Sense” com o Talking Heads além de dirigir clipes como o da música “The Perfect Kiss” para a banda New Order. O diretor ainda é reconhecido por outro grande clássico dos anos 1990, “Filadélfia” (1993).

Dirigido por Danny Boyle em 1996 e baseado no romance de Irvine Welsh de mesmo nome, “Trainspotting” conta a história de Mark Renton (Ewan McGregor), um sujeito rodeado por amigos estranhos: um psicopata alcoólatra (Ewen Bremmer), um desesperado, um mulherengo fã de James Bond (Jonny Lee Miller) e um viajante (Kevin McKidd). Todos buscam superar o desemprego, os relacionamentos e as drogas.

Uma das comédias românticas de maior sucesso de pública e crítica de 2002, “Casamento Grego” de Joel Zwick traz uma família excêntrica em torno da protagonista Toula (Nia Vardalos). Ainda solteira aos 30 anos de idade, ela trabalha no “Dancing’s Zorba”, o restaurante de seus pais Gus (Michael Constantine) e Maria (Lainie Kazan). Após começar a trabalhar na agencia de viagens de sua tia, ela se apaixona por Ian Miller (John Corbett). Toula não está certa do que será mais aborrecedor para o seu pai: Ian ser estrangeiro ou ser vegetariano.

Cartaz de “A Favorita”, um dos candidatos ao Oscar 2019. (foto: divulgação)

“A Favorita” de Yorgos Lanthimos é um dos concorrentes ao Oscar de melhor filme em 2019. Na Inglaterra do século 18, Sarah Churchill (Rachel Weisz), a Duquesa de Marlborough, exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes essa oportunidade única.

Exclusivo da Netflix, “Velvet Buzzsaw” foi dirigido e roteirizado por Dan Gilroy. A comédia gira em torno do crítico de arte Morf Vandewalt (Jake Gyllenhaal),  a fria galerista Gretchen (Rene Russo) e Josephina, uma ambiciosa assistente (Zawe Ashton) que roubam as pinturas de um artista recém-falecido – com graves consequências.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h até 11:30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *