plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de julho de 2024 - 01:38

O Assunto é Cinema comemora o aniversário de vários clássicos

Mauro Mendonça, Sônia Braga e José Wilker em “Dona Flor e Seus Dois Maridos”

No Assunto é Cinema de hoje (23), Clayton Sales comemora a estreia de seis grandes filmes ouvindo e comentando suas trilhas sonoras.

“Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976) dirigido por Bruno Barreto é baseado no romance homônimo de Jorge Amado. O longa conta a história de Dona Flor (Sônia Braga) que se casa com Vadinho (José Wilker), que é bonito e apaixonado, mas não lhe oferece muito. Ela sustenta a família cozinhando para os vizinhos mas o marido aposta a maior parte do dinheiro. Vadinho morre repentinamente e Dona Flor começa a sentir falta do casamento. Ela se casa com o médico Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), o exato oposto de Vadinho. Enquanto Dona Flor está casada com Teodoro, o fantasma de seu falecido marido aparece. Um dos maiores sucessos do cinema nacional, “Dona Flor” é relembrado até hoje pela excecional atuação de Sônia Braga e José Wilker.

“Um Estranho no Ninho” (1975) é o segundo longa metragem filmado nos Estados Unidos por Milos Forman, diretamente adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy (Jack Nicholson), um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressiva, chefiada pela enfermeira Ratched (Louise Fletcher). O filme ganhou 5 Oscars: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhores ator e atriz para Jack Nicholson e Louise Fletcher.

Lamberto Maggiorani no comovente “Ladrões de Bicicleta”

“Ladrões de Bicicleta” (1948) de Vittorio de Sica é um dos maiores clássicos do cinema italiano. O filme conta a história do desempregado Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) que fica eufórico quando finalmente encontra trabalho colocando cartazes pela cidade de Roma, destruída pela guerra. Sua esposa Maria (Lianella Carell), vende os lençóis da família para resgatar a bicicleta de Antonio da loja de penhor, para que ele possa aceitar o trabalho. Porém, o desastre ataca, quando a bicicleta de Antonio é roubada. Uma das maiores memórias do filme é o comovente tema principal de Alessandro Cicognini.

Dirigido por Clint Eastwood, “Um Mundo Perfeito” (1993) conta a história de Butch (Kevin Costner), um prisioneiro de estado, que escapou da prisão no Texas, sequestra Philipp (T.J. Lowther), um menino ingênuo. Eles embarcam em uma viagem para o sudoeste americano. Um vínculo surpreendente cresce entre o prisioneiro e o seu refém, mesmo com a polícia chegando perto. Um policial do Texas, Red Garnett (Clint Eastwood), entende que Butch tem um coração de ouro, mas deve persegui-lo de qualquer maneira pelo seu dever com a lei e o desejo de proteger a criança.

“O Sol da Meia-Noite” (1985) dirigido por Taylor Hackford conta a história de Nikolai (Mikhail Baryshnikov), um bailarino soviético radicado nos Estados Unidos que fugiu do seu país para escapar do regime comunista. Durante uma viagem, devido a uma falha mecânica do avião em que voa, é obrigado a permanecer na União Soviética. Ali conhecerá Raymond (Gregory Hynes), um bailarino de sapateado desertor da guerra do Vietnã, que o governo soviético utilizará para conseguir que Nikolai não volte a sair do país. A música tema do filme “Say you, say me” de Lionel Ritchie fez sucesso nas paradas de 1985.

Robin Williams e as crianças em “Uma Babá Quase Perfeita”

“Uma Babá Quase Perfeita” (1993) dirigido por Chris Columbus conta a história de Daniel Hillard (Robin Williams), um pai recém divorciado que, temendo ficar distante dos filhos, elabora um plano para passar mais tempo com eles. Com a ajuda de seu irmão maquiador Frank (Harvey Fierstein), ele se veste como uma velha mulher britânica e convence sua ex-mulher, Miranda (Sally Field), para contratá-lo como babá. As crianças adoram a Sra. Doubtfire e com sua ajuda, Daniel se torna um pai melhor. Porém quando ambos Daniel e sua persona babá vão ao mesmo restaurante, a situação os deixa em apuros. Um dos papéis mais versáteis de Robin Williams que esbanja todo seu talento com vozes e imitações.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h até 11:30, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa. Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *