plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 19:30

No primeiro sábado de outubro, Hemosul de Campo Grande abre em período integral

A cada primeiro e terceiro sábados de cada mês o Hemosul de Campo Grande abre as portas em período integral. O objetivo é possibilitar ao cidadão que não pode doar durante a semana, possa comparecer à unidade e auxiliar na reposição dos estoques.

Neste sábado (2) o Hemosul estará de portas abertas das 7h às 17h, e todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, pois o foco atualmente está voltado à produção de plaquetas que possuem duração de apenas cinco dias.

Não há diferença no formato de doação, pois o sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, às vítimas de trauma, dentre outros.

Outro fator da necessidade é a qualidade dessa plaqueta que deve estar de acordo com as normas da legislação vigente. No caso das mulheres, por exemplo, há uma restrição devido à gestação. Só é possível produzir plaquetas a partir de doações de mulheres que tiveram até duas gestações.

“São vários detalhes que acabam deixando nosso estoque de plaquetas abaixo do necessário, precisamos fazer cada processo corretamente para garantir uma doação segura para aqueles que estão doentes e precisando. Hoje, nosso estoque de hemácias está até razoável, mas o de plaquetas, está muito baixo e precisamos continuar contando com o apoio de toda a população para vir realizar suas doações” explica a Coordenadora Técnica da Rede Hemosul, Bibiana Rugulo.

Outras restrições

Além da pandemia, o tempo seco aumenta as doenças respiratórias, deixando o doador inapto enquanto doente. Outro ponto que vale observação são as vacinas contra Covid-19, que deixa os doadores inaptos à doação por um determinado período: Coronavac são 48h e Astrazeneca, Pfizer e Janssen um intervalo de 7 dias.

Vale ressaltar que a instituição está tomando todas as medidas de biossegurança para garantir um ambiente saudável aos doadores, como: álcool gel, uso obrigatório de máscara, limpeza frequente dos ambientes, distanciamento das cadeiras de espera e coleta.

Requisitos básicos para doação de sangue

Ter entre 16 a 69 anos;
Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal;
Pesar 55kg ou mais;
Tempo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses;
Estar bem alimentado e bem alimentado;
Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do site www.hemosul.ms.gov.br ou mesmo nas redes sociais do Hemosul: @hemosulms

Hemosul Coordenador

Avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304
Cep.: 79004-310 – Campo Grande-MS

Mireli Obando, Subcom
Foto: Saul Schramm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *