Dentro da agenda de eventos que marcam as comemorações do Mês da Consciência Negra, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc) promove, com o apoio de parceiros, extensa agenda com exposições, painéis e concursos.
Em Corumbá, a agenda traz um painel sobre o ‘Plano Estadual de Igualdade Étnico-Racial no Contexto das Políticas Públicas e da Luta do Movimento Negro de MS’ promovido pelo Instituto de Capoeira Cordão de Ouro e que será realizado em dezembro. Desde o último dia 6, a comunidade Tia Eva, na Capital, promove com o apoio da Subpirc, campeonatos de futebol e terços comemorativos, que se estendem até o dia 27 deste mês.
Para Carlos Versoza, subsecretário da Subpirc, pasta que é ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a programação completa do Mês da Consciência Negra, que pode ser conferida no link no fim da página, é também um despertar na sociedade. “Nossa agenda contempla crianças, jovens, mulheres que terão a oportunidade de discutir sobre o papel do negro na sociedade, formas de preconceito e ainda projetar para os demais o valor da cultura negra e de sua importância na formação de nosso povo e do nosso país”, destacou.
Ainda dentro das comemorações do Mês da Consciência Negra, a Subpirc já realizou visitas em comunidades quilombolas de várias cidades do interior do Estado. A agenda reserva ainda, no dia 17, palestra sobre a literatura infantojuvenil no processo de empoderamento da criança negra, realizada na biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim, na Capital, pelo professor Mario Lopes, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
O 9º Concurso de Beleza Negra de Campo Grande, que acontece no dia 19, no Vovó Ziza, também está dentro da agenda do Mês.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra nos remonta a morte do líder Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1965, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País. A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão do racismo, suas consequências e a inserção dos negros na sociedade brasileira.
A programação completa, com mais de 18 eventos, pode ser conferida clicando aqui.
Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: Ana Paula Oliveira