28 de março de 2024 - 09:08

No Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, professor finaliza desafio para incentivar novas doações

Neste sábado (18) é comemorado o “Dia Mundial do Doador de Medula Óssea”, que além de ser uma justa homenagem aos doares, também serve para conscientizar sobre a importância da doação, para incentivar novas pessoas a realizar este ato de solidariedade.

Em Mato Grosso do Sul um dos exemplos de superação é Carlos Alberto Rezende, conhecido como “Professor Carlão”, que celebra 5 anos do seu transplante, após ser diagnosticado com aplasia medular severa. Para comemorar esta vitória ele completa neste sábado (18) o “Desafio 800 Sangue Bom”, onde percorreu 800 km de duatlo (corrida e pedal) desde o dia 7 de setembro.

Carlão saiu de Campo Grande no dia 7, passou por Presidente Prudente, cidade onde nasceu, e depois completa o seu desafio no município de Jaú, em São Paulo, local onde fez o transplante. Esta iniciativa, além de comemorar a vida, também serve para incentivar a população a fazer mais doações.

“Neste desafio caminhamos com fé, com muito amor e acolhida no caminho. Lembrando e pedindo novamente para que sejam doadores de sangue, de medula óssea e tornam-se doares de órgãos. Obrigado pelo apoio, orações e torcida”, declarou Carlos Alberto, ao longo do seu percurso.

Doações em MS

Em Mato Grosso do Sul, o Hemosul é o órgão responsável não só pela coleta de sangue, mas também pela coleta de medula óssea, atendendo a pacientes com as mais diversas patologias relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. São mais de 80 patologias que podem se beneficiar do transplante.

Para quem está disposto a salvar vidas e fazer a doação de medula óssea, é preciso apenas ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde, principalmente não pode ter doenças relacionadas ao sangue, como Hepatite e HIV, e qualquer tipo de Câncer. O candidato a doador deverá procurar a unidade do Hemosul para esclarecer dúvidas a respeito da doação.

O Dia Mundial do Doador se comemora sempre no 3° sábado do mês de setembro. A data foi criada pela World Marrow Donor Association (WMDA), para incentivar a doação de medula óssea em todo mundo.

Leonardo Rocha, Subcom
Fotos: Divulgação/Facebook