plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

1 de maio de 2024 - 10:33

No Dia do Nutricionista, o Rádio Livre recebe Rafael Bolson

Hábitos alimentares saudáveis, dicas de nutrição e qualidade de vida por meio da alimentação são assuntos que não saem do debate popular. E esse foi o tema da entrevista de hoje do programa Rádio Livre, pela FM Educativa 104,7, que recebeu o nutricionista Rafael Bolson para tratar do assunto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é um dos mais graves problemas que teremos para enfrentar. Em 2025, ou seja, menos de um ano e meio, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal, o IMC, acima de 30.

No Brasil, essa doença crônica aumentou 72% nos últimos treze anos. E não é novidade pra ninguém que a obesidade desencadeia diversas outras doenças. Para alertar a população, Rafael Bolson reforça que a população deve procurar um profissional da nutrição para auxiliar com uma alimentação saudável.

Segundo Rafael, cada dieta tem que ser feita especifica para o paciente. (Foto: Rogério Medeiros)

“Quando pensamos em alimentação equilibrada, pensamos logo em tirar alguma coisa da dieta, cortar algum alimento, e não é necessariamente isso. É preciso equilibrar a alimentação e cada pessoa vai fazer isso de uma forma. Por isso, é preciso buscar um profissional para te adequar no quesito da alimentação, porque a sua dieta não vai ser igual a da outra pessoa. Então, não faz sentido copiar dietas, tem que ser algo feito para você”, explica Rafael.

O nutricionista afirma que o ideal é estabelecer uma dieta que o paciente consiga seguir para o resto da vida, para que a pessoa perca o peso no início da dieta e consiga manter aquilo que foi perdido. E, com relação a doces, massas, cerveja e outros alimentos que engordam, a sua presença na dieta não é proibida, desde que não sejam consumidos em excesso e aliados sempre à atividade física.

“A maior motivação para continuar seguindo a dieta é quando a pessoa consegue ver o resultado, a melhora no dia-a-dia. Mas, quando falamos em fazer dieta, pensamos só em emagrecimento e, na verdade, conseguimos afetar outros lados da nossa vida, como a melhora do sono, diminuição do stress, melhor funcionamento do intestino, aumento na disposição. E o paciente, vendo essas melhorias, consegue manter mais tempo uma alimentação mais regrada”.

Dia de comemoração

E, para celebrar o Dia do Nutricionista, haverá uma programação especial e gratuita, a partir desta quinta-feira e no dia 2 de setembro, no Bioma Empório, localizado na rua Raul Pires Barbosa, no bairro Chácara Cachoeira.

Várias atividades irão acontecer durante o evento, como a pesagem inicial de um grupo de emagrecimento, que terá duração de 15 dias, café da manhã nutricional e exames de glicose, bioimpedância e aferição de pressão gratuitos.

Além de nutricionistas, haverá a participação de profissionais de educação física, enfermeiros e farmacêuticos. Segundo o idealizador do projeto, o nutricionista Emerson Duarte, esse tipo de encontro é importante para que orientações sejam repassadas e que ocorra a mudança de mentalidade sobre hábitos alimentares que não necessitam de grandes recursos financeiros.

Confira a entrevista:

Texto: João Vitor Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *