20 de maio de 2024 - 13:10

Na Cadeira do DJ fala da 35º Noite da Poesia

O programa Na Cadeira do DJ entrevistou Lucilene Machado e Vini Willyan na REDE E 104.7 FM na segunda-feira (09/10). Celito Espíndola conversou com eles sobre a 35º Noite da Poesia em Campo Grande.

Lucilene Machado é a atual Presidente da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE MS) e professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde também exerce a função de Coordenadora de Relações Internacionais. Ela possui um doutorado em Teoria da Literatura pela Unesp, com estágio na Universidade Complutense de Madrid, e é mestra em Estudos Literários e Culturais pela UFMS. Além disso, é graduada em Letras, com ênfase em Espanhol e Inglês. Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios literários, como o II Prêmio Internacional “Gaetano Scardocchia” na Itália em 2009 e o Prêmio Nacional Guavira em 2014. Também foi finalista no Prêmio Internacional Oceanos em 2022 e tem dez livros publicados.

Vini Willyan é natural de Campo Grande – MS, é membro da UBE MS e do Coletivo Tarja Preta de Literatura. Ele é autor do livro “Retalhos” e co-organizador das Antologias “Cromossomos” e “Nascentes”. Além de seu trabalho literário, é ator, produtor e escritor, contribuindo para a cena cultural de Mato Grosso do Sul. Ele também é integrante da MKT Produções, apoiando eventos culturais e artísticos na região.

Eles vieram ao programa para falar da 35º Noite da Poesia, que terá como convidada a Adriana Calcanhotto, artista musical de renome.  O evento é organizado pela UBE MS em parceria com a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande) e apoio da MKT Produções. Adriana Calcanhotto, conhecida por sua carreira musical, revelará sua faceta literária e sua ligação com a poesia em um bate-papo.

Adriana tem contribuído para a literatura infantil, organizando a “Antologia Ilustrada da Palavra Brasileira” e lançando o disco “Adriana Partimpim”, que lhe rendeu um Grammy Latino. Além disso, para o público adulto, ela escreveu o livro “É Agora Como Nunca: Antologia Incompleta da Poesia Contemporânea Brasileira”. A artista também expandiu sua atuação além das fronteiras brasileiras, atuando como professora convidada na Faculdade de Coimbra, em Portugal, onde lecionou sobre composições musicais e cursou Arqueologia. Sua contribuição à música e à literatura a tornou uma figura relevante no cenário cultural brasileiro.

O evento também incluirá a premiação dos melhores poemas inscritos, com prêmios que podem chegar a R$ 5 mil.

Serviço:

A 35ª Noite da Poesia será realizada na segunda-feira (9), às 19h, no Teatro Glauce Rocha. A entrada é gratuita.

Mais informações nas redes sociais Instagram e Facebook (@ube.ms) e (@mktproduções).

Foto em destaque: Aline Lira

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas, terças e quartas-feiras, das 12h às 13h, na REDE E 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa ou entre os podcasts da Rede Educativa MS no Spotify. O programa Na Cadeira do DJ também está no Instagram e no facebook.