plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 08:57

Na Cadeira do DJ com Fabio Q

Fabio Q. (foto: Daniela Lima)

A Cadeira do DJ foi ocupada hoje (18/07) por Fabio Q., muralista, grafiteiro, artista visual e quadrinista. Gilson e Celito Espíndola tiveram uma conversa animada com o paulistano que reside em Campo Grande desde o fim de 2017 e traz para capital morena seu trabalho com a arte das ruas e seus quadrinhos.

De origem humilde, Fabio Q nasceu e viveu boa parte da vida na periferia de São Paulo. “Desde cedo tinha muito interesse por desenho. Meu primeiro contato com a literatura foi na escola com a Coleção Vagalume. Minha mãe tava preocupada em botar pão na mesa então não tinha dinheiro pra cultura”, conta Fabio. Com o tempo acabou descobrindo o Rap e isso abriu novos horizontes, “o Rap foi importante pra mim, foi quem me introduziu à literatura, foi quem trouxe essa coisa do prazer pela palavra”.

Foi na música das ruas que Fabio redescobriu o interesse pelo desenho e acabou enveredando no mundo da arte de rua e o grafite, “quando comecei a pintar com meu primo, não tinha essa noção das leis. Lembro de uma situação no começo em que o porteiro achou bonito nosso grafite mas ficava mal pra ele se a gente continuasse”. Celito colocou que no cinza das ruas, a maior preocupação não é com a arte e sim com a propriedade privada ao que Fabio colocou: “temos mais preocupação com as paredes sujas que com o sangue escorrendo pelo chão”.

Fabio Q conta que em 2009, depois de várias intervenções artísticas com grafite começou a querer procurar novos rumos, “em 2009 eu meio que tava cansado de pintar nas ruas e fui tentar entender isso. Conversando um dia com um amigo em uma galeria, das várias dicas que ele deu uma eu carreguei pra casa: esse amigo falou que eu lia muito e isso não refletia no meu trabalho. Ali eu percebi que a escrita existia mas ficava na gaveta”. Fabio conta que nessa época fez um curso com o escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli, “foi um grande mestre que tirava das pessoas o que elas sabiam fazer de melhor, aprendi muito com ele. Saí do curso e ao invés de fazer quadrinhos que era o que se esperava, publiquei dois contos”. A partir do encontro da escrita com a arte Fabio juntou seus talentos nos quadrinhos ao lançar “Janela da Alma”: “eu tinha os contos e as artes visuais e assim saiu o Janela”.

Sobre ‘Onírica’, sua HQ mais recente, Celito destacou a iconografia do Xadrez ao longo das páginas ao que Fabio contou: “com o Onírica foi uma busca do meu trabalho de escrita dentro da minha arte. Eu comecei primeiro só com a pintura. O xadrez era algo recente na minha cabeça assim como Jung quando eu discuto a ideia de que a narrativa pode se prender à mente de uma pessoa”. Sobre a referência a ao estudioso da Psiquiatria Carl Jung e a ideia de impacto sobre o leitor, Fabio argumentou: “quero que minha obra continue na leitura do outro. Essas leituras me dizem muito porque ali eu sinto as coisas que eu causei no leitor”.

Fabio Q e a HQ Onírica (foto: Daniel Rockenbach)

Sobre novos projetos Fabio Q contou que está ministrando um curso sobre criação de Histórias em Quadrinhos no Centro Cultural José Octávio Guizzo, “descobri que Campo Grande tem uma galera legal, talentosa e interessada com esse contato com a turma do curso”. Além do curso, Fabio ainda desenvolve uma HQ nova e vai fazer em breve um mural na Esplanada Ferroviária em parceria com os artistas locais Guido Drummond e Luiz Xavier. Sobre o mural conta “a obra vai fazer um diálogo com a cidade, com o velho e o novo”.

Seus contos “Tiro Na Fuça” e “Filhas de Quimera – ou Fábulas Nunca Morrem” foram lançados em formato de fanzine mas podem ser encontrados gratuitamente na plataforma Wattpad. As HQs “Janela da Alma” e “Onírica” estão disponíveis na livraria Leparole na Av. Euclides da Cunha, 1126, ou com o próprio autor. Fabio Q. participará do Festival de Inverno de Bonito de 26 a 29 de julho. Você pode conhecer mais sobre o trabalho do autor em seu site fabioq.com

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 11h30, na FM 104.7 Educativa podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *