28 de março de 2024 - 10:10

Na Cadeira do DJ com a escritora e ativista Maíra Castanheiro

Maíra Castanheiro, autora, mãe, professora e ativista canábica é a entrevistada Na Cadeira do DJ. (foto: divulgação)

O programa Na Cadeira do DJ desta quarta-feira (03/03) a partir das 10:30 na Educativa 104.7 continua celebrando a semana da mulher recebendo Maíra Castanheiro: escritora, ativista canábica, professora e mãe. A autora acaba de lançar a campanha de financiamento do seu livro, o “Diário de uma Mãeconheira” pela Editora Moluscomix. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

A Editora Moluscomix começou no dia 18 de fevereiro uma campanha de financiamento coletivo do livro “O Diário de uma Mãeconheira”, leitura extrovertida que promete quebrar tabus com uma coletânea de textos, desabafos e experiências canábicas da escritora Maíra Castanheiro, tudo com uma pegada beat no melhor estilo de grandes autores como Bukowski, Kerouac e Burroughs.

Desde 2015, Maíra divide com os internautas seu dia-a-dia como mãe da Mariaalice, professora, historiadora, pesquisadora, tradutora, mestranda e, entre uma tarefa e outra, ainda dá uma paradinha para fumar um e relaxar. Em especial, sua escrita fala sobre a mulher que, além de suas responsabilidades, também vive intensamente e da forma mais honesta possível as suas paixões, desafios, desafetos, sonhos, loucuras e sua sexualidade.

Para o livro, foram selecionados os melhores textos dos últimos 5 anos. “Eles contam a história de uma mulher, de uma mãe, que decide viver só e precisa enfrentar todo o sistema capitalista e, claro, o machismo. O diário é um espaço de desabafo, uma ferramenta para nossa emancipação, para nossa autonomia e autoconhecimento”, explica Maíra.

As crônicas de Maíra, sobretudo as escolhidas para “O Diário de uma Mãeconheira”, vão mais além e entram em temas ainda considerados tabus pela sociedade, mas a escritora não tem papas na língua e fala abertamente sobre sexo e drogas, sem medo de julgamentos sobre suas opiniões.. “Dificilmente uma mulher mãe que fala abertamente sobre sexo e drogas é aceita, a maioria sofre preconceito e discriminação, é vista como incapaz ou indigna de ser mãe. Então, espero que o livro possa contribuir para este debate: que uma mulher mãe também pode falar sobre esses assuntos, que ela também trepa e usa drogas. E que isso não a faz menos mãe”, pontua.

Mais do que um livro no qual divide com o leitor suas histórias, Maíra espera que “O Diário de uma Mãeconheira”, possa quebrar preconceitos e somar aos debates, principalmente para as discussões feministas antiproibicionistas.

Sobre o livro

A publicação terá 224 páginas e o miolo impresso em “verde-verdade”. O livro será lançado via campanha no Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo onde será feita a pré-venda de “O Diário de uma Mãeconheira”. A campanha trará mais benefícios para quem adquirir também outros livro do catálogo, o “Moluscontos”, além de preços especiais e mimos como adesivos e marcadores de páginas.

A campanha do Catarse para “O Diário de uma Mãeconheira” começou no dia 18 de fevereiro e termina em 10 de abril. Para conhecer mais sobre Maíra Castanheiro, confira seu perfil no instagram.

Página da campanha no Catarse: https://www.catarse.me/maeconheira

Sobre a Editora Moluscomix

A Moluscomix é uma editora voltada ao humor, ao estilo de vida canábico e à contracultura. Além dos títulos inspirados no personagem do Molusco, já conhecidos do público, a editora pretende explorar em seus próximos lançamentos serão “O Verão da Lata”, de Wilson Aquino, “Novas Aventuras do Capitão Presença”, de Arnaldo Branco e “Manual da Culinária Cannabica”, do chef Gustavo Colombeck.

Estão à frente da editora: Molusco, do canal Mundo Molusco, no YouTube; o experiente editor Lobo, que esteve à frente das editoras Desiderata e Barba Negra e Leandro Assis, ilustrador e roteirista, um dos responsáveis pelas séries em quadrinhos “Confinada” e “Os Santos”, ao lado de Triscila Oliveira.

Para saber mais e conhecer outros livros do catálogo, acesse https://moluscomix.com.br/

Youtube: https://www.youtube.com/user/MundoMolusco

Instagram: @molusco / @moluscomix

Foto em destaque: Divulgação.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.