30 de abril de 2024 - 02:02

Na Cadeira do DJ com a cantora Tetê Espíndola

Tetê Espíndola é a convidada Na Cadeira do DJ. (foto: Patrícia Black)

O programa Na Cadeira do DJ desta quarta-feira (26/08) recebe a cantora Tetê Espíndola a partir das 10:30 na Educativa 104.7 FM. Cantora, compositora e instrumentista e com carreira consagrada na MPB, Tetê Espíndola fala sobre seu período de isolamento, conta suas histórias com os irmãos e comenta os projetos que vem tocando em tempos de pandemia. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Teresinha Maria Miranda Espíndola nasceu em Campo Grande, em 1954. Dos sete filhos de Alba Miranda Espíndola e Francisco Espíndola Neto – Humberto, Sérgio, Geraldo, Alzira, Marcelo (Celito), Marcos Jerônimo (Jerry Espíndola) e Valquíria, apenas a última não se dedicou à música, tornando-se enfermeira. Da mãe Alba Miranda Espíndola, Tetê herdou a inspiração para a música. Na infância Tetê foi da música clássica aos Beatles e Bossa Nova.

Inspirada pelo som das cachoeiras e o canto dos pássaros que ainda na infância, Tetê Espíndola começa a desenvolver seu talento musical, estudando por conta como seus irmãos músicos, todos autodidatas. Aos catorze anos, Tetê Espíndola ganha o prêmio de melhor intérprete num festival de música de Campo Grande, onde executou a canção “Sorriso” do irmão Geraldo Espíndola. Em 1974 compõe com sua craviola a primeira canção, “Fio de cabelo”. Em 1975 se reúne com os irmãos Geraldo, Celito e Alzira e forma o grupo “Luz Azul”.

Depois de excursionar pelo Mato Grosso, na época ainda não dividido, em 1977 Tetê Espíndola muda-se para São Paulo e no seguinte reúne os irmãos do grupo “Luz Azul” para gravar o LP “Tetê e o Lírio Selvagem”, pela Philips, com as canções “Rio de Luar” e “Andorinha Manca ou Pássaro Sobre o Cerrado” – esta em parceria com Carlos Rennó.

O primeiro disco solo viria em 1980 com “Piraretã”, álbum que traz a faixa “Tamarana” dos irmãos Arrigo e Paulo Barnabé. Com Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola participou da gravação do disco “Clara Crocodilo” e ainda gravou a valsa “Londrina”, música que defende no Festival MPB Shell da Rede Globo em 1981. Em 1982 Tetê Espíndola lança o LP “Pássaros da Garganta”, disco com o qual foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como de cantora revelação.

Em 1985 veio o sucesso “Escrito nas estrelas”, parceria com o marido Arnaldo Black e Carlos Rennó. A canção conquista o Festival dos Festivais da TV Globo e marca o lançamento do disco homônimo que logo vende 50 mil cópias em uma semana consagrando Tetê Espíndola como estrela da MPB. Em 1986 Tetê grava o disco “Gaiola” com a participação de Ney Matogrosso, Egberto Gismonti e Hermeto Paschoal. No ano seguinte viria a participação especial no filme “Mônica e a sereia do Rio” de Walter Hugo Khouri.

No começo dos anos 1990 com apoio da Fundação Vitae, Tetê Espíndola realiza pesquisa sobre o canto dos pássaros amazônicos que resulta no álbum independente “Ouvir/Birds” em 1991. A esse disco seguem “Só Tetê” (1994), o acústico “Canção do amor” (1995) e “Anahí” (1998) que reúne clássicos da música regional que Tetê e a irmã Alzira Espíndola ouviam na voz de sua mãe.

Com o compositor francês Philippe Kadosch, Tetê Espíndola grava em 2001 em Paris o disco “VozVoixVoice” que explora percussividades vocais e sons onomatopaicos de aves e outros animais. Em 2002 cria o selo “Luz Azul” pelo qual lança “Fiandeiras do Pantanal” em parceria com a poetisa Raquel Naveira. Pelo mesmo selo lanã “Espíndola Canta” (2004) onde canta com os irmãos, “Zencinema” (2005), só com músicas do marido Arnaldo Black, “E Va Por Ar” (2007), e “Babeleyes” (2009), segundo trabalho com Philippe Kadosch, composto sobre sons de línguas mortas, raras e ameaçadas.

Com a pandemia, Tetê Espíndola tem gravado remotamente canções e clipes editados pelo marido, Arnaldo Black. Celito Espíndola e seu primo, Gilson Espíndola, gravaram recentemente participação em um clipe a ser lançado nas próximas semanas.

Foto em destaque: Patrícia Black.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.