plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

7 de maio de 2024 - 14:32

Música e poesia marcam abertura do Festival da Juventude da UFMS

 

A Cidade Universitária tornou-se palco de um evento plural: o Festival da Juventude (FestJuv), que segue até domingo, 28, com intensa programação artística gratuita.  Shows, teatro, dança, oficinas e batalha de rima e muito mais.

Na abertura, realizada nesta quinta (25 de abril), o público acompanhou as atividades culturais realizadas no Teatro Glauce Rocha e na Praça da Juventude. Em destaque, a programação teve a palestra seguida de um pocket show do cantor Arnaldo Antunes.

Primeiro dia de evento

A primeira apresentação musical do evento foi realizada pela Orquestra Indígena, que tocou músicas tradicionais do Estado. O grupo é composto por jovens músicos da aldeia urbana Darcy Ribeiro e, entre eles estava o violinista Thiago Francisco Pereira, de 17 anos. O jovem músico conta que começou a tocar aos 10 anos por influência do pai, que também é músico.

“Para mim é gratificante fazer parte desse grupo. Temos que valorizar nossa cultura para ela não se perder, valorizando o idioma, a dança, a música”. O violinista conta que, entre seus planos, está ingressar na UFMS para cursar Música. “A música é algo único e especial para mim. Esse ano espero passar, estou fazendo o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) UFMS e quero realizar esse sonho”.

 

O trovador Ruberval Cunha apresentou espetáculo das letras pantaneiras; O evento ainda contou com premiações dos concursos literários, de reportagem e rima e de palestra com o escritor Sérgio Vaz. Também dividiram o palco MC Anarandá e Bro MC’s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil.

Quem também se apresentou foi a cantora e compositora Marcela Mar, que levou ao palco seu violão e talento autoral com proposta musical baseada e infuenciada pela Música Popular Brasileira.

As atividades são realizadas no Complexo Multiuso 1, Teatro Glauce Rocha e Esplanada do Morenão. A Vila das Letras está montada no estacionamento do Teatro, com exposição, venda, troca e doação de livros com diversos coletivos literários. Na Praça da Juventude está localizado o palco para apresentações artísticas. Uma estrutura de Praça de Alimentação também foi projetada para atender os participantes.

A programação segue com atividades incluem importantes nomes da cultura regional e também nomes de visibilidade nacional. Entre eles estão o ator Johnny Massaro, o escritor Tino Freitas, o produtor PJ Maia, Matu Miranda, a cantora Ana Cañas, o poeta Emmanuel Marinho, o humorista Matheus Buente e o escritor Marcelo Rubens Paiva.

Entre as apresentações de teatro estão Vereda dos Mamulengos, Dom Casmurro e Areôtorare, além de performances de circo, trova, movimento cheerleading (líderes de torcida), breaking, concurso de cosplay e K-pop, capoeira.

Serão realizadas nove oficinas: escrita criativa, interpretação para cinema e TV, roteiro para cinema, técnica vocal para jovens, criação e desenvolvimento de aplicativos para celular, políticas públicas para a juventude, combate às fake news (informações falsas), empreendedorismo digital e profissões do futuro e comunicação e marketing são os temas.

A programação completa está disponível na página do Festival.

Com informações de Vanessa Amin (Asscom UFMS)

Fotos: Rogério Medeiros

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *