26 de abril de 2024 - 06:28

Música de qualidade, do sertanejo ao pop-rock, é destaque no programa Na Cadeira do DJ

O músico João Paulo Pompeu,  que herdou o talento da mãe Delinha (cantora e compositora), é o convidado do programa Na Cadeira do DJ, da rádio Educativa  FM 104.7. O artista também tem um programa na rádio educativa, “Só Modão” é veiculado pelo canal de segunda à sexta-feira, das 05h às 07h. A atração procura divulgar autores e grupos sertanejos que compõem o cenário do gênero e agradam os ouvintes sul-mato-grossenses.

O contato e o estímulo para a música surgiram logo cedo na vida de João Paulo. Filho da dupla sertaneja  Délio e Delinha, ele percebeu que seguiria o mesmo caminho autoral dos pais, de produção e difusão de variados ritmos que fazem parte da cultura musical regional e nacional.

João Paulo  produziu o show “de Bar em Bar”, no qual apresenta um resumo de sua trajetória musical, que contêm desde canções regionais à melodias de compositores renomados como Almir Sater, Paulo Simões, e família Espíndola. Ele também interpreta, nesse espetáculo, melodias da MPB de artistas como Zé Ramalho, Caetano Veloso, Fagner, além do pop rock dos anos 80, de grupos como Para-Lamas do Sucesso e Legião Urbana, e compositores como Raul Seixas e Lulú Santos.

Pompeu faz apresentações solo e como integrante do grupo Antigo Aposento, que  acompanha Delinha nos shows. Gravou dois CDs: “Pantaneiro Apaixonado” e uma produção religiosa, resultado do trabalho musical de João  nas missas e novenas da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que realiza há mais de 30 anos.

O artista tem ainda no currículo a participação em dois dvds: 50 anos de carreira da dupla Délio e Delinha, e “A Vida que eu Levo”, um trabalho sinfônico de Delinha onde João canta todas as faixas fazendo a segundo voz para a sua mãe.

Délio e Delinha –  nascidos na cidade de Maracajú (MS), formaram uma dupla sertaneja no final dos anos cinquenta, e ficaram conhecidos como “O Casal de Onças de Mato Grosso”.

Em 1959 gravaram os rasqueados “Malvada e “Cidades irmãs”, ambos de autoria da dupla. Délio e Delinha lançaram, em 1960, os rasqueados “Prenda querida” e “Querendo você”, e a guarânia “Meu cigarro”.

O casal buscava difundir ritmos considerados de raiz, como o rasqueado e a cava-verde, entre outros. Em 1961 Délio e Delinha gravaram a cana-verde “Louvor a São João”, e o arrasta-pé “Triste verdade”. Já em 1962 lançaram os rasqueados “Coisinha querida”, “Goianinha” e “Estrela do luar”.

Na década de sessenta a dupla gravou ainda, entre outras composições, os maxixes “Mundo de ilusão” e “Esperança perdida”, a cana-verde “Triste adeus” e o rasqueado “Lembrando Mato Grosso”.

Na Cadeira do DJ – Segundas e quartas-feiras, a partir das 10h30, na Educativa  FM 104.7. Apresentação e produção: Celito e Gilson Espíndola.