28 de abril de 2024 - 11:05

Mulheres negras da comunidade quilombola Tia Eva recebem projeto Roda de Conversa

Campo Grande (MS) – Tendo a mulher negra como destaque no mês de julho pelo projeto Roda de Conversa, as mulheres negras da comunidade quilombola Tia Eva, na Capital, receberam o projeto na noite desta quarta-feira (15), como parte das celebrações do “Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas”, comemorado no próximo dia 25.

Desenvolvido pela Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a Roda de Conversa é uma oportunidade de ouvir os anseios e as opiniões das mulheres quanto ao desenvolvimento da política pública específica, além de levar informações, como por exemplo, sobre o papel da mulher no mercado de trabalho e seus desafios.

Uma das participantes da noite, a bacharel em direito e líder comunitária, Odete Cardoso, 36 anos, acredita que a participação da mulher, principalmente da negra, na sociedade, pode ser ampliada cada vez mais. “Nos ouvir é uma garantia de que as políticas públicas serão adequadas ao nosso meio. Precisamos fortalecer ainda mais o papel da mulher negra e assim vencermos os preconceitos e o racismo existente, quebrando o padrão de que servimos apenas para trabalhos domésticos”, disse.

Subsecretária da SPPM em conversa com as mulheres negras da comunidade

Luciana Azambuja Roca, subsecretária da SPPM, fez um balanço das ações iniciais da pasta e pontuou o desafio de superar as barreiras existentes no seio social que levam a diminuição da mulher. “Esse nosso contato, além de nos unirmos ainda mais, é primordial para identificarmos e implementarmos soluções que valorizem a mulher em nosso contexto social. Valorização e perspectivas melhores devem ser sempre o nosso alvo”, ressaltou.

A coordenadora da Subsecretaria de Politicas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), Lecir Marques, também participou desta edição do projeto.

Tia Eva – Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva. A comunidade atualmente é constituída por cerca de 115 famílias, sendo a maioria dos moradores formada por pessoas negras. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul, pelo governo do Estado.

Fonte: Notícias MS

Texto e foto: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast)