plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

12 de abril de 2024 - 13:41

Mulheres dedicam quase o dobro do tempo em cuidados ou afazeres domésticos, segundo IBGE

Dado é da pesquisa “Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil”. Estudo revela ainda que em 2019, as mulheres receberam 77,7% do rendimento dos homens

As mulheres dedicam quase o dobro do tempo em cuidados ou afazeres domésticos, segundo a pesquisa “Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil”, divulgada pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, “No Brasil, em 2019, as mulheres dedicaram aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos quase o dobro do tempo do que os homens (21,4 horas semanais contra 11 horas). Embora na região Sudeste as mulheres dedicassem mais horas a estas atividades (22,1 horas), a maior desigualdade se encontrava na Região Nordeste.”

Desta forma, a pesquisa aponta que “a renda é um fator que impacta no nível da desigualdade entre as mulheres na execução do trabalho doméstico não remunerado, uma vez que permite acesso diferenciado ao serviço de creches e à contratação de trabalho doméstico remunerado, possibilitando a delegação das atividades de cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos, sobretudo a outras mulheres.”

Veja abaixo os gráficos divulgados pelo IBGE:

A pesquisa revela ainda que em 2019, as mulheres receberam 77,7% do rendimento dos homens. Enquanto o rendimento médio mensal deles era de R$2.555, o delas era de R$1.985. A desigualdade é maior entre os grupos  com maiores rendimentos.

De acordo com os dados, “nas Regiões Sudeste e Sul as mulheres recebiam em média, 74,0% e 72,8%, respectivamente, do rendimento dos homens. Nas Regiões Norte e Nordeste, onde os rendimentos médios foram mais baixos para homens e mulheres, as desigualdades eram menores (92,6% e 86,5%, respectivamente).”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *