Campo Grande (MS) – O programa Mais Social, lançado pelo governador Reinaldo Azambuja foi um dos destaques do MS no Rádio nesta terça-feira. Reinaldo pediu pressa para aprovação do projeto de transferência de renda durante live com os deputados estaduais, em razão da enorme crise social provocada pela pandemia.
Cerca de 70 mil famílias vão ter ajuda financeira de R$ 200 por mês neste primeiro momento. Prevista em lei, a ajuda será permanente, destacou o governo.
A expectativa é de nesta quarta-feira, 31, passando pela Comissão de Constituição e Justiça e aprovação em primeira e segunda votação no plenário, o Mais Social possa então ser sancionado pelo governador.
O Estado vai investir R$ 460 milhões no programa, que pode chegar a beneficiar até 100 mil famílias.
Expansão da pandemia “acaba com a gente” e “as pessoas não acreditam”, diz secretária adjunta da Saúde
A secretária adjunta de Saude, Christine Maymone, alertou, em entrevista ao MS no Rádio, que apesar do esforço do comércio e de gestores públicos para reduzir a mobilidade social e evitar a propagação da covid-19, não está havendo distanciamento para diminuir a transmissibilidade, que está com taxa de 1,7. E o reflexo é o aumento nas médias móveis de infectados e óbitos. O aumento de mortes “acaba com a gente” , mas as pessoas não veem isso como fato e estamos diante de variante que transmite com mais velocidade.
Por outro lado, crescem os percentuais de ocupação de leitos em todas as regiões. A situação é mais crítica na macrorregião de Campo Grande com 102% de ocupação dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19. Já a macrorregião de Dourados tem 89% de ocupação, na macrorregião de Três Lagoas 92% dos leitos já estão ocupados e macrorregião de Corumbá 100%.
Os dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta terça-feira, dia 30 apontaram mais 1.450 casos novos, totalizando 213.869 casos confirmados de coronavírus. Outros 9.517 casos aguardam encerramento nos municípios. Foram registrados 57 novos óbitos. 4.220 mortes em todo o Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia.
FM 104.7. É produzido com a participação do público, que pode interagir através do telefone 3318 1047, WhatsApp (67) 99333 1047, e por meio das redes sociais da emissora no Facebook, Instagram e YouTube.
Com apresentação de Joel Silva e Eva Regina, o programa poderá ser ouvido também através do canal da 104 no portal da rede educativa (www.portaldaeducativa.ms.gov.br)