Policiais civis participaram nesta segunda (31 de julho) de módulo de 40 horas com temáticas sobre o racismo e injúria racial. O debate, que visa a repressão aos crimes de racismo e injúria racial, está inserido no movimento ‘MS Contra o Racismo’, capitaneado pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), via Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.
Ministrada por delegados da Polícia Civil, professores universitários e membros de movimentos sociais, a ação é fruto do colóquio estadual realizado em março deste ano pela Sead e conta com o apoio do delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel.
Dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) mostram que em 2021 casos de injúria racial somaram 308 registros e de racismo 21. Em 2022 os casos de injúria racial saltaram para 467 registros e os de racismo para 45.
A ideia, conforme a Secretaria Executiva de Direitos Humanos, é expandir o módulo para outros órgãos e também forças de segurança dos municípios de Mato Grosso do Sul, ampliando o combate ao racismo.
Saiba mais sobre o movimento e o módulo realizado com os policiais civis na reportagem de Nádia Nicolau para o Jornal da Educativa desta segunda (31 de julho):
Com informações de Leomar Alves Rosa, Sead
Foto: Monique Alves