Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a aplicação emergencial da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos de idade, Mato Grosso do Sul – assim como as demais secretarias estaduais de Saúde – aguardam a decisão do Ministério da Saúde a respeito da distribuição e uso do imunizante. Ainda não há prazo para o início da aplicação da vacina no Plano Nacional de Imunização.
O imunizante produzido pelo Instituto Butantan foi aprovado por unanimidade pela diretoria colegiada da agência, seguindo recomendação das áreas técnicas, e autorizou a imunização com duas doses da vacina, no intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas.
Pesquisa – Um dos estudos clínicos, feito no Chile, mostrou efetividade de 55% da CoronaVac contra a hospitalização de crianças que testam positivo para a covid-19. Além disso, as crianças que participaram dos estudos clínicos apresentaram maior número de anticorpos e menos reações à vacina em relação aos adultos.
No Brasil, outros dados revelaram que as reações graves após a imunização foram consideradas raras e raríssimas. A conclusão foi obtida após análise de 103 milhões de doses aplicadas no país.
A faixa etária entre 5 e 11 anos começou a ser vacinada em janeiro. Nesse caso, são aplicados os imunizantes da Pfizer (versão pediátrica) e a CoronaVac.
Confira mais detalhes na reportagem de Daniela Nahas ao MS no Rádio: