19 de abril de 2024 - 11:32

“MPE na TV” estreia na TVE numa parceria FERTEL e Ministério Público de MS

O jornalista e diretor-presidente da Fundação Luiz Chagas de Rádio e Televisão (Fertel/MS), Bosco Martins e o procurador-geral de Justiça, também chefe do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Paulo Cezar dos Passos firmaram nesta terça-feira (2) o termo de cooperação técnica para apoio na produção e veiculação do programa institucional “MPE na TV”, que em breve estará na nova grade de programação da TV Educativa. Participaram ainda da assinatura do ato, o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery e a Procuradora de Justiça Ariadne Cantú.

“Foi um acordo muito aguardado. Já temos parcerias com a UFMS, instituições de ensino superior particulares e outras do governo. O programa vem fortalecer o conteúdo regional da TVE que segue em processo de digitalização, que em breve alcançará cada vez mais sul-mato-grossenses com um sinal de muita qualidade. O foco do programa serão reportagens e entrevistas especiais com procuradores e promotores de Justiça. A parceria segue uma orientação do governador Reinaldo Azambuja, que incentiva acordos que fortaleçam as instituições, além de fortalecer a nova grade de programação da TVE, que será lançada em breve”, disse Bosco Martins.

A iniciativa também é fruto do processo de modernização e interação do MPMS, alinhado ao objetivo estratégico de aproximar-se ainda mais dos cidadãos e garantir a excelência na promoção da justiça, cidadania e combate ao crime e a corrupção.

“Considero muito importante essa parceria entre MPMS e a Fundação (Fertel). É nossa obrigação, seja MP ou TVE, informar sobre a nossa atuação. A sociedade é a razão maior da existência e manutenção das instituições, e devem prestar contas e mostrar como sua atuação reflete em melhorias para a sociedade”, defende Passos.

O procurador-geral lembra ainda que o programa vai contribuir para a democratização da informação quanto aos direitos do cidadão, já que “a população tendo conhecimento pleno, a cidadania plena é alcançada possibilitando a todos alcançar o patamar da dignidade humana, garantido pela Constituição Federal”.

Coordenadora das atividades de Comunicação do MPMS, a procuradora de Justiça Ariadne Cantú vê na parceria um grande avanço. “Nada mais correto que mostrar para a população que nossa atuação é pautada na constituição. Incentivar que os cidadãos venham até nós. O programa vai estreitar nossa relação com o público”, explicou.

Destacando, a assinatura do acordo como um grande avanço no fortalecimento da república, o secretário Athayde Nery vê no Ministério Público a instituição que atua na guarda dos direitos do cidadão. “Uma parceria muito importante numa era que o país vive uma crise ética. É um grande passo dado pela TVE que contribuirá na difusão de informação para a população. Informação é poder, e o povo sul-mato-grossense a utilizará bem para compreender cada vez melhor a sociedade em que vive”, reflete Athayde.

Thiago Frison

Assessoria de comunicação RTVE