As imagens sensibilizam. Expõem abandono, maus-tratos e violência exercida por quem deveria zelar pela vida dos melhores amigos. A exposição Sinta na Pele, que segue até o dia 21 de outubro no Pátio Central Shopping, em Campo Grande, apresenta como alguns cães e gatos foram resgatados dessas situações e busca alertar e conscientizar sobre o tema.
Distribuídas entre 10 totens, as 18 imagens revelam crimes: abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este delito. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.
De acordo com o organizador da mostra, Bruno Nóbrega, a proposta é justamente a de sensibilizar a sociedade, promover a importância do cuidado responsável dos animais e de denunciar quem comete o crime de maus-tratos.
Embora não haja estatísticas oficiais, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil.
A mostra pode ser visitada até 21 de outubro (sábado), das 10h à s 18 horas no primeiro piso do Pátio Central Shopping, localizado na rua Marechal Rondon, número 1380, centro de Campo Grande.
Confira mais detalhes na reportagem de Taynara Menezes: