26 de abril de 2024 - 20:29

Mostra de Palhaços do Pantanal é destaque no Bom Dia Campo Grande

Campo Grande sedia a VII Mostra de Palhaços do Pantanal, a Pantalhaços. (foto: divulgação)

De quinta a domingo, Campo Grande será palco da Mostra de Palhaços do Pantanal – A Pantalhaços. Um dos organizadores do evento é o Diretor da Companhia de Teatro Flor e Espinho, Anderson Lima, que veio ao Bom Dia Campo Grande desta terça-feira (02/07) conversar com Maristela Cantadori e Anderson Barão sobre o evento e suas atrações.

Anderson Lima veio ao Bom Dia Campo Grande falar sobre o evento. (foto: Pedro Amaral)

No festival, o palhaço sai do picadeiro e ganha as ruas, escolas e teatros da cidade se tornando protagonista de 19 espetáculos gratuitos ao público em cinco dias de muitas atividades. A mostra é organizada pelo Circo do Mato em conjunto com a cia. de teatro Flor e Espinho. O projeto foi contemplado com recurso do Fundo Municipal de Investimentos Culturais, oriundo da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da SECTUR (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Para Anderson Lima, “Com a Pantalhaços, Campo Grande se insere no circuito internacional dos festivais de palhaçaria. A cidade ganha mais alegria, mais diversidade cultural, além de configurar para a sociedade como um todo numa oportunidade de verem grandes mestres de renome internacional.” Escolas municipais, teatro de arena da Orla Morena, Circo do Mato, Teatral Grupo de Risco e o Centro Cultural José Octávio Guizzo serão os palcos para que os palhaços daqui, de outros estados e até da Argentina divirtam a todos.

Anderson acredita em outros formatos de apresentação do palhaço: “Essa coisa do palhaço carregado de maquiagem na verdade é um mito que se colocou e com o evento vamos desconstruir isso com apresentações inclusive para adultos. Chaplin não usava maquiagem, o Gordo e o Magro também não, são várias formas de se fazer o palhaço. O Bozo trouxe essa ideia do palhaço maquiado mas não é só isso, existem outros formatos.”, afirma.

Para Anderson, “O riso reflexivo não é qualquer um que faz, palhaçada é coisa séria. O riso do palhaço não é o riso do preconceito, o riso que ofende.” (foto: Pedro Amaral)

A lista de atrações conta com a Cia Arte Negus, Palhaço Nito, Top Circo, Circo Le Chapeau e Palhaço Gabinete, de Mato Grosso do Sul; Rainhas do Radiador, La Cascata Cia Cômica, Ésio Magalhães, As Inigualáveis Irmãs Cola, Cia Suno e Seres de Luz Teatro, de São Paulo; Palhaça Brisa, de Minas Gerais; Circo Teatro Artetude, do Distrito Federal; Teatro Lá nos Fundos, de Santa Catarina; João Lima, da Bahia; Tropa Trupe, do Rio Grande do Norte; Trupe Arlequim, da Paraíba; e Maku e Tomate Clown da Argentina.

Antes e durante o evento ainda acontecem cinco oficinas: A Arte de Ser Palhaço, com João Lima; Segurança no Circo, com Diego Ferreira; Escultura com balões, com Tomate; Vivência de Palhaço, com Duba Becker e Helena Figueira; e Partitura Física, com Maku.

Sobre a importância das oficinas, Anderson acredita no trabalho da desconstrução da figura do palhaço: “Vamos falar sobre a construção do humor político e sobre a estética do palhaço em várias mesas redondas. Esse negócio do palhaço pra entreter criança é um aspecto, o Bobo da Corte, por exemplo, fazia piada com a situação do reino para o rei, era o único que podia criticar a realidade sem perder a cabeça. O riso reflexivo não é qualquer um que faz, palhaçada é coisa séria. O riso do palhaço não é o riso do preconceito, o riso que ofende.”, conclui.

A oficina A Arte de Ser Palhaço e Segurança no Circo já estão com as inscrições encerradas, mas para as outras o interessado deve enviar e-mail para oficinapantalhaco@gmail.com. No campo Assunto, deve estar escrito: INSCRIÇÃO OFICINA (mencionar o nome da oficina escolhida. No corpo do e-mail deve ter: nome completo, data de nascimento, CPF, contato celular/whatsapp e breve histórico de experiências na área, se tiver. Os selecionados serão divulgados no dia 29 de junho e para participar devem pagar uma taxa de R$ 20. Mais informações das oficinas no site da Pantalhaços ou na página do Facebook.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Dúvidas, comentários e sugestões podem ser encaminhados pelo WhatsApp (67) 99333-1047 o pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.