plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de março de 2024 - 01:10

Mortes por Covid tiveram recorde em abril, mas queda foi intensa a partir de julho devido a vacinação

Mato Grosso do Sul apresentou dois cenários distintos em relação a Covid-19 em 2021. Enquanto que no primeiro semestre houve recorde de casos e mortes, com ápice em abril, onde foram registrados 1.411 óbitos, a segunda parte do ano foi de queda acentuada nos casos e mortes, começando a partir de julho. A mudança foi em função do aumento da vacinação no Estado.

Esta é a avaliação dos especialistas e também do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. “A imunização teve papel decisivo nesta mudança de cenário. Vencemos a resistência dos negacionistas, aceleramos o processo de vacinação com o apoio dos municípios”, descreveu ele.

Geraldo ponderou que o Estado foi destaque na vacinação em nível nacional, o que contribuiu para redução dos casos e mortes da doença. “Revertemos este quadro de tragédia, com aplicação das vacinas, para termos agora este quadro de controle da doença. Apostamos no slogan: vacina boa é no braço e não na geladeira”, ponderou.

Os números das mortes por covid mostram a evolução deste cenário ao longo do ano. Em janeiro foram 573 óbitos, depois reduziu para 415 em fevereiro, no entanto com a vinda das variantes se chegou a 1.108 mortes em março, tendo o ápice em abril com 1.411 (mortes). O quadro continuou alto em maio (1.140) e junho (1.327), só caindo a partir de julho com 690.

Para os especialistas, esta queda abrupta foi em função da ampliação da vacinação em diferentes idades e grupos sociais no Estado. A partir deste momento só se reduziu os casos e mortes, caindo para 398 (óbitos) em agosto, 158 em setembro, chegando a apenas 52 em outubro. A queda continuou para 31 em novembro e faltando uma semana para acabar dezembro, foram registradas 23 mortes no mês. (Veja o gráfico acima)

Esta queda acentuada também foi visível no número de pessoas internadas devido a doença, sendo que neste momento são apenas 37 pacientes, com 17 em leitos UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), quando em abril chegou a 1.282. “Apostamos na ciência e agora nosso desafio é vacinar as crianças de 5 a 11 anos, pois também precisamos preservar estas vidas”, adiantou o secretário.

Vacinação
Vacinação em Campo Grande (Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo)

Destaque nacional na vacinação e distribuição dos imunizantes, Mato Grosso do Sul já chegou a 4,6 milhões de doses aplicadas, sendo 81% da população vacinada ao menos com a primeira dose e 72% com ciclo completo (dose única ou segunda dose).

Já em relação aos adolescentes, 86% foram vacinados ao menos com a primeira dose. Também segue a aplicação da dose de reforço para diferentes idades.

Desde o começo da vacinação no Estado, o governador Reinaldo Azambuja apoia a realização de mutirões nos municípios, e incentiva as pessoas a procurarem os postos de imunização para completar o ciclo. “Nós apostamos desde o início da ciência, para combater esta doença, reduzir as mortes e os casos, para voltarmos a vida normal”.

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Saul Schramm/Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *