Um dos moradores mais ilustres do distrito de Piraputanga, em Aquidauana, a professora Ilda Oliveira do Nascimento, de 82 anos, dedicou sua vida à educação. Hoje aposentada, viúva e mãe de duas filhas, lembra como era o distrito e como teve seu trabalho reconhecido. “Não tinha quase nada aqui, poucas casas, mas foi um tempo bom”, disse.
Ilda chegou a Piraputanga bem jovem junto com os pais, em busca de uma vida melhor. “A gente tinha alguns parentes aqui que nos convenceram a vir”. Em 1955 ela iniciou sua carreira auxiliando na alfabetização de crianças, jovens e adultos. Ao todo, foram 28 anos dedicados à educação, boa parte deles na Escola Municipal Antônia dos Santos Ribeiro.
“Sempre fui muito querida, até como diretora cheguei a trabalhar. São muitas lembranças boas, que não consigo nem dizer qual a melhor delas”, pontuou Ilda, que se aposentou em 1983. Conhecida e querida por todos até hoje, diz que o distrito continua sendo um bom lugar para se viver, apesar das mudanças com o tempo. “Ainda é minha casa”.
Fonte: O Pantaneiro
Eu morei na época de 1983 a 1985,meu padrasto Francisco Lopes, possuía terras aí, estudei na escola local,onde concluí a segunda e terceira série do ensino fundamental.Depois em 1993,minha mãe e meu padrasto, voltaram a morar em piraputanga por mais algum tempo,e fui em visitas aí.Saudades eternas desse distrito onde passei uma bela infância.