plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 15:17

Minuto do Trabalhador: comportamento em redes sociais pode influenciar em contratação

Especialista em Gestão de Pessoas alerta no Bom Dia Campo Grande que excesso de exposição pode ser negativo na disputa por uma vaga
Conduta nas redes sociais pode ter influência na seleção por vaga de trabalho, alerta especialista no Minuto do Trabalhador. (Imagem: Reprodução)
Conduta nas redes sociais pode ter influência na seleção por vaga de trabalho, alerta especialista no Minuto do Trabalhador. (Imagem: Reprodução)

As redes sociais seguem presentes na vida de uma grande parcela da população, que as usam desde meio de informação até para o simples divertimento ou para deixar sua opinião sobre determinados assuntos. O que muita gente não sabe é que a conduta virtual pode ter peso em aspectos importantes da sua vida, como na disputa por uma vaga de trabalho. É o que alertou a diretora da Salt Gestão Estratégica de Pessoas, Daniela Athia, no Minuto do Trabalhador desta quinta-feira (6).

No quadro do Bom Dia Campo Grande, ela respondeu a dúvida enviada por Cintia da Silva, moradora da Coophasul, pelo WhatsApp (67) 99333-1047. A ouvinte revelou que está em busca de um emprego e ouviu que deveria tomar cuidado com o que posta em redes sociais, então, quis saber se, de fato, deve se preocupar com o que divulga via Facebook, Twitter, Instagram e outros canais online.

“Na verdade é bom se preocupar, sim. Não é só o recrutador que olha as redes sociais. Os próprios empresários querem saber se o profissional é adequado ao perfil da empresa. A rede social é uma forma aberta de as pessoas se exporem em se perfil, mostrando do que gostam ou não. Se você se expõe demais ou se mostra fora do perfil da empresa é algo que se pode perceber pelo Facebook, e pode lhe tirar de um processo seletivo, sim”, advertiu Daniela.

A especialista reitera que o perfil em redes sociais é de propriedade da pessoa e, na prática, o usuário pode fazer o que bem entender. “E é por esse motivo que acabam olhando o Facebook, para saber como é a pessoa”, destacou. Daniela recomenda que a pessoa seja verdadeira em suas ações a manifestações, mas deve se alinhar para demonstrar que tem o perfil de seu contratante.

“O empresário contrata pela qualidade técnica, mas acaba demitindo o profissional porque ele não se adequou ao perfil comportamental da empresa. E pelo Facebook ele consegue ver se a pessoa tem esse estilo ou não”, disse, apontando que isso não quer dizer que se deve construir um perfil “falso” em rede social, porém, é interessante que evite se expor. “(O empregador) entra no Facebook e se vê que o funcionário está muito exposto, se fala sobre a vida no trabalho, se xinga, fica inseguro. Tem de tomar cuidado, a rede é aberta, como sair na rua: tem de tomar cuidado com a forma que se expõe”.

Sendo assim, as fotos postadas, a exposição do próprio corpo, postagens sobre empregos anteriores ou colegas de trabalho dizem muito sobre o seu “eu profissional”, pois gera dúvidas se esse comportamento terá alguma influência no eventual posto de trabalho que o candidato busca. Da mesma forma, o jeito com que se comunica para expressar os pensamentos também são observados.

Daniela Athi lembra, porém, que todos esses aspectos também têm um lado bom “quando a pessoa tem um perfil adequado ao da empresa e posta suas experiências, coisas eu já aconteceram com ela, fotos de momentos onde se divertiu no trabalho”.

O Minuto do Trabalhador é um dos quadros temáticos do Bom Dia Campo Grande que, diariamente, responde a dúvidas dos ouvintes sobre diferentes assuntos como Direitos do Consumidor (segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas), Mercado de Trabalho (quintas) e Tecnologia (sextas). Você pode encaminhar suas dúvidas aos nossos parceiros profissionais por mensagem de texto ou de voz pelo WhatsApp (67) 99333-1047.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *