plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de junho de 2024 - 17:26

Minuto da Saúde: aprenda onde encontrar o colesterol “bom” e “ruim”

Professora de Nutrição, Luana Bernardi explicou ao Bom Dia Campo Grande como obter o HDL e o LDL e o que faz cada tipo de colesterol no organismo
Colesterol bom e ruim têm fontes distintas de obtenção, conforme nutricionista. (Foto: Clínica Médica Meirelles/Reprodução)
Colesterol bom e ruim têm fontes distintas de obtenção, conforme nutricionista. (Foto: Clínica Médica Meirelles/Reprodução)

Gordura obtida pela alimentação e também sintetizada no fígado, o colesterol sempre é visto como amigo ou inimigo da boa saúde. A fim de melhor esclarecer o que faz essa substância no organismo, o Minuto da Saúde, do Bom Dia Campo Grande, ouviu nesta quarta-feira (21) Luana Bernardi, professora de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera, a pedido de ouvintes que contataram a Educativa 104.7 FM com dúvidas sobre o colesterol.

Segundo ela, o colesterol é uma gordura presente em diferentes alimentos mas que pode ser sintetizado no organismo e usado em diferentes funções orgânicas. “O problema é se você o encontrar em excesso”, disse ela, apontando os dois tipos de substância existentes: o HDL, conhecido como “colesterol bom”; e o LDL, o “colesterol ruim”.

Basicamente, conforme a especialista, a função do colesterol bom é expulsar o ruim do organismo. “O LDL se gruda nas paredes dos vasos sanguíneos formando uma placa, uma camada de gordura que leva a pessoa a desenvolver problemas cardíacos e circulatórios, como o AVC (acidente vascular cerebral)” disse Luana.

O colesterol ruim pode ser encontrado principalmente em alimentos de origem animal, como carnes vermelhas mais gordas, a carne de porco, embutidos (como mortadela e salame), o leite integral e a manteiga. A nutricionista destacou que óleos vegetais não tem colesterol ruim, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Por outro lado, o HDL pode ser encontrado em alimentos como o azeite de oliva extravirgem, semente de linhaça, peixes como a sardinha e o atum, nozes e castanhas e alguns frutos. “Até o abacate, temido por algumas pessoas, contém um tipo de gordura que vai contribuir para aumentar o colesterol bom”, explicou.

Já o combate ao excesso de colesterol depende de uma série de medidas a serem adotadas no dia a dia, destacou a professora. “A pessoa pode sair do sedentarismo, como primeira medida, começando uma atividade física como caminhada, corrida, algum tipo de dança ou mesmo andar de bicicleta, que ajudam muito”, disse.

Cortar o álcool e o cigarro, que aumentam o colesterol ruim, também são recomendações importantes. “Essas substâncias atrapalham a eliminação do colesterol ruim no fígado, então, se a pessoa fuma muito ou ingere muitas bebidas alcoólicas, seu fígado não conseguirá capturar as moléculas de LDL e eliminar do corpo. Ou seja, o colesterol ruim fica em alta quantidade nos vasos sanguíneos, fazendo a pessoa ter maior risco de desenvolver doenças do coração ou em outras partes do sistema cardiovascular”, explicou Luana.

Por fim, o controle do colesterol também exige certa reeducação alimentar. “Muitas pessoas têm o hábito de consumir carnes mais gordas ou a carne de porco, que podem ser trocadas por carnes mais brancas, como frango e peixe. Mas é importante tirar a pele ao redor do frango antes de consumir”, disse. O uso de laticínios magros –como leite desnatado e queijo branco–, alimentos cozidos no lugar de fritos e produtos integrais como a aveia (em flocos ou farinha) ajudam a controlar os índices de colesterol.

O Minuto da Saúde é um dos quadros do Bom Dia Campo Grande que trazem informações sobre temas importantes para os ouvintes –como Direito do Consumidor (às segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas) e Mercado de Trabalho (quintas). Você pode enviar sugestões de temas e perguntas aos especialistas parceiros do programa por mensagem de texto ou de voz, pelo WhatsApp (67)99333-1047 ou ainda pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *