28 de abril de 2024 - 00:54

Milho ao morango: projeto leva crianças para conhecer os alimentos no campo

Crianças da rede municipal de ensino seguem experimentando os sabores do agro em Tacuru. Depois de visitarem uma plantação de milho, os pequenos foram até uma propriedade que cultiva mandioca e não devem parar por aí. Já estão marcadas excursões a propriedades de morango e abóbora. O objetivo é mostrar de onde vêm os alimentos, incentivar hábitos saudáveis e valorizar o trabalho com a terra.

Guiados pelas professoras, os estudantes têm a chance de colher e depois preparar comidas com os ingredientes que eles mesmos selecionaram nas plantações.

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) é parceira da Rede Municipal de Ensino de Tacuru no projeto. A coordenação ficou por conta da nutricionista Andreza Luiza Aparecida Dias Rogerio e Joelma da Silveira. Já por parte da autarquia, trabalharam em conjunto coordenador do escritório local de Tacuru, Vanderlei Coelho dos Santos e a extensionista Karisma Lago Bastos Bruno. A propriedade escolhida pertence ao produtor Paulo Miller, que também acompanhou a visita.

Itinerário

Joelma conduziu o passeio utilizando linguagem adaptada para as crianças da pré-escola, faixa etária contemplada pelo projeto. Ela ressaltou, dessa forma, a importância da mandioca tanto na cultura e tradições da região. Vanderlei, por sua vez, falou sobre como é feito o plantio por meio das ramas, explicou como ela se desenvolve e mostrou vários exemplares de tipos comestíveis e não comestíveis.

Em seguida, a nutricionista falou sobre todas as possibilidades de preparo da raiz. Andreza encerra o projeto dentro da cozinha da escola, fazendo com que as crianças literalmente coloquem a mão na massa para produzir e depois degustar alimentos à base do tema da visita.

Texto: Ricardo Campos Jr. – Agraer

Fotos: Escritório da Agraer em Tacuru