26 de julho de 2024 - 19:43

Melhor do Brasil; Criado por alunos de MS, jogo incentiva sustentabilidade

Estudantes do último ano do Ensino Médio integrado do curso técnico em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Marcos Paulo Santos Ferreira de Andrade e Murilo Melgarejo Nazário, decidiram, com incentivo do professor Alexandre Soares, criar um jogo cujo tema seria o combate ao desperdício de energia.

Nasceu então Sustenpata: uma aventura eletrizante, que ganhou o país ao vencer em agosto a 1ª edição do GamethONS, desafio tecnológico direcionado a estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.

A iniciativa estimulava a criação de um game inédito abordando os desafios do setor elétrico e visando as práticas sustentáveis. E o Sustempata, muito criativo, colocou o cão Marcão no combate ao “gato”, que desvia as linhas de energia e causa riscos de acidentes.

E a disputa foi acirrada. No total, a 1ª edição do GamethONS teve 122 equipes inscritas. Os participantes eram de 14 estados diferentes, distribuídos por 49 cidades. Representantes de todas as regiões do Brasil estiveram na disputa. Ao todo, 31 jogos foram finalizados e entregues para o comitê de avaliação.

Confira tudo na reportagem de Taynara Menezes ao Jornal da Educativa:

O jogo “Sustempata, uma Aventura Eletrizante” e os demais  jogos criados estão disponíveis para uso gratuito no site do programa (www.gamethons.com.br/).