3 de maio de 2024 - 07:26

Lojistas da Capital se preparam para o aumento das vendas na Black Friday

Anderson Barão, Maristela Cantadori e Adelaido Vila, Presidente CDL/CG

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil (Sistema de Informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas, CDL) aponta que de cada dez consumidores, seis pretendem comprar na Black Friday. Os 32% que compraram em 2017 disseram que pretendem gastar mais este ano. Com isso, a estimativa é de que o valor gasto por pessoa chegue a R$ 1.146,00.

De acordo com a pesquisa, 58% dos consumidores têm a intenção de fazer compras na Black Friday. Isto significa um aumento de 18 pontos percentuais em relação ao ano passado. Já 32% dos entrevistados declararam ir às compras apenas se encontrarem boas ofertas, e 10% afirmaram que não pretendem fazer compras.

No levantamento realizado, a SPC Brasil entrevistou 966 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais do país. E para falar sobre aquecimento da economia, promoções, Black Friday, entre outros temas ligados ao setor comercial, foi convidado para a entrevista de estúdio, do programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa, o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL-CG), Adelaido Vila.

“Temos uma expectativa positiva, de fomentar o mercado local com a Black Friday em cerca de 12%, no varejo e no atacado. Das 300 empresas de Campo Grande, 280 confirmaram participação no evento. São estabelecimentos de diferentes segmentos comerciais que vão oferecer descontos a partir de 40%. A estabilidade política após as eleições gera um aumento da autoestima e do consumo”, refletiu Adelaido.

O Presidente da CDL também fez um prognóstico das vendas no período natalino. “A previsão é de um crescimento de 2 a 4% no natal, são números positivos comparados à anos anteriores, como 2017 e 2016, quando o comércio fechou com números negativos no final do ano”.

Já quanto à contratação de funcionários, Adelaido afirmou que o setor ainda está retraído. “O lojista está cortando custos, poucas empresas contrataram nesta época do ano, os empresários estão pouco capitalizados. Apesar da crise, somos responsáveis por pelo menos 65% do ICMS recolhido em Campo Grande, e empregamos cerca de 300 mil pessoas”, contextualizou.

O entrevistado manifestou ressalvas quanto às obras do projeto Reviva Centro. “A iniciativa é relevante em termos arquitetônicos, mas não para os lojistas. Campo Grande não anda no centro, é um grande poeirão. O trecho entre as ruas Marechal Rondon e Maracajú foi um dos mais prejudicados. O desemprego atingiu cerca de duas mil pessoas “, considerou.

Bom Dia Campo Grande – atração da 104.7 FM, veiculada de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, na rádio e no portal da educativa. Apresentação: Anderson Barão e Maristela Cantadori. Produção: Rose Rodrigues e Lívia Machado. O ouvinte pode participar pelo whatsapp 99333 1047, ou pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com