26 de julho de 2024 - 20:11

Inscrições, para Programa de Desenvolvimento de Lideranças, encerram dia 21 de setembro

Programa que já atraiu mais de 40.000 jovens, possibilita trabalho com desenvolvimento e propósito.

A chegada da pandemia do Covid deixou ainda mais evidente o desejo dos jovens de trabalharem com propósito. No Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil eles podem fazer isso ao mesmo tempo em que se desenvolvem. As inscrições para o concorrido processo seletivo podem ser feitas no site da organização (www.ensinabrasil.org) até 21/09.  Desde que o programa começou, mais de 40.000 jovens de diversas carreiras já se inscreveram para um total de apenas 380 vagas.

Em busca de diversidade de candidatos e inscrições de todo o Brasil, o Processo Seletivo é 100% online e baseado em competências, que são testadas diversas vezes ao longo das 5 fases do processo. Para se inscrever é preciso ter diploma de graduação validado pelo MEC e ter se formado há no máximo 10 anos. Com formação intensiva de mais de 500 horas ao longo dos 2 anos, o Programa atrai tanto bachareis quanto licenciados. Os que ainda não são licenciados também precisam cursar formação pedagógica em universidade credenciada pelo MEC ao longo do Programa. Veja depoimentos dos participantes:

“A proposta do Ensina Brasil de atuar com educação me fascinou. Durante as etapas do processo seletivo eu conheci mais sobre a organização e fiquei cada vez mais envolvida. Na etapa de dinâmica de grupo conheci outras pessoas com o mesmo propósito e com espírito de cooperação, o que confirmou meu desejo de fazer parte da rede.” – Mariana Giacon, formada em Engenharia na Universidade de São Paulo (USP) e participante do programa em 2019

“Sempre tive vontade de fazer alguma diferença na educação, e foi justamente essa a minha intenção quando eu prestei o processo seletivo do Ensina Brasil: desenvolver melhor minha liderança, minha gestão de sala de aula e poder impactar positivamente a vida dos meus alunos e a escola.” – William Bradley, Licenciado em História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, já era professor da rede municipal e participou do programa em 2019.

Mais Sobre o Ensina Brasil e dados relevantes

O Ensina Brasil é uma ONG sem fins lucrativos, fundada em 2016, com a missão de formar lideranças na área de educação que contribuam para a redução das desigualdades e para uma educação de qualidade nas escolas brasileiras. Entre os principais apoiadores do Ensina estão organizações que também têm como a missão a melhoria da educação, tais como  Fundação Lemann, Fundação Itaú Social, Instituto Sonho Grande, Instituto Samuel Klein e The Haddad Foundation.

• 80% dos participantes que já passaram pelos 2 anos do programa seguem trabalhando em educação, atacando o problema de diversas frentes, em mais de 50 organizações, em 13 estados diferentes
  • O programa é inspirado no modelo de formação de lideranças da rede global Teach for All da qual faz parte, que já está presente em mais de 50 países, 10 deles na América Latina.

Mato Grosso do Sul: FAZENDO A AULA CONTINUAR CHEGANDO AOS ALUNOS, ATRAVÉS DA TV

Para somar esforços com a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, 6 ensinas estão gravando aulas para a emissora de TV local e contribuindo com o aprendizado remoto de milhares de estudantes que não tem acesso ao computador ou à internet. Em entrevista para o programa Alô Educação, o ensina e professor de matemática, Augusto Otto Canattaro, contou sobre o processo de transição para o ensino remoto, o funcionamento das aulas na TV e sobre o Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil.

Adersino Valensoela Gomes Junior – Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul