Sistema climático que age pela região central do país deve começar a seguir para o Oeste até o fim da terça-feira
Altas temperaturas e a baixa umidade do ar, seguidas de pancadas de chuvas com trovoadas isoladas em algumas regiões, devem ser o cenário climático de Mato Grosso do Sul para esta terça-feira (29). O Estado, assim como Mato Grosso e o Sul de Goiás estão sob influência de um cavado (área de baixa pressão) que chega ao norte mineiro e a costa do Nordeste que, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), convergem com ventos úmidos oceânicos que fazem a rota inversa.
Com isso, a tendência é de que o Noroeste do Estado –que engloba municípios do Bolsão, como Paranaíba, Cassilândia e Aparecida do Taboado– enfrentem fortes pancadas de chuva ao longo do dia, fruto também de ventos oceânicos vindos do Sudeste do país.
Por outro lado, municípios do Leste, como Três Lagoas e Ivinhema, e das regiões Sul e Sudoeste (que engloba Dourados e a fronteira com o Paraguai) podem encarar calor de até 38ºC e índices de umidade do ar inferiores a 30% ao longo do dia. O tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais e, na saúde, causa problemas respiratórios –resultado do ressecamento das mucosas. Recomenda-se hidratação constante, evitar aglomerados, não realizar exercícios físicos nos horários de maior calor, procurar áreas verdes ou as mais frescas possíveis.
O Inmet prevê que, na noite desta terça, essa área de baixa pressão migre para o Oeste.
Em Campo Grande e no Centro-Norte do Estado, o dia vai oscilar entre parcialmente nublado a claro mas, à tarde, há chances maiores de chuvas e trovoadas isoladas. Na Capital, a máxima chega aos 31ºC, e a 34ºC na faixa que abrange cidades como São Gabriel do Oeste, Camapuã e Coxim.
Nas demais regiões ocorrem pancadas de chuvas isoladas –mais frequentes no Pantanal, onde a máxima chega aos 35ºC.