Inmet alerta sobre ventos fortes, temperaturas de 2 ºC e chance de geada no Estado no fim de semana

Compartilhe:

Meteorologia aponta passaram rápida de frente fria pelo Estado, derrubando em cinco graus as temperaturas e trazendo ventos de até 60 km/h
Sul e Sudoeste do Estado podem encarar geada; temperaturas baixam a 2 ºC. (Foto: Subcom/Arquivo)
Sul e Sudoeste do Estado podem encarar geada; temperaturas baixam a 2 ºC. (Foto: Subcom/Arquivo)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas para Mato Grosso do Sul sobre o perigo de ocorrerem ventos fortes nesta sexta-feira (2) e, até domingo (4), todos os municípios do Estado experimentarem queda superior a 5 ºC nas temperaturas mínimas. O aviso é resultado da aproximação de uma frente fria que pode causar chuvas isoladas e geadas fracas nas regiões Sul e Sudoeste –na capital e em outras regiões a previsão é de que o tempo seco continua.

O sistema climático deve passar rapidamente pelo Estado e o sol deve voltar a prevalecer ao longo do fim de semana. Mesmo assim, será suficiente para derrubar temperaturas.

Nesta sexta, o Estado deve experimentar ventos entre 40 e 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é para que não se busque abrigo sob árvores e não parar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Desde as 9h desta sexta, o Inmet aponta a possibilidade de as temperaturas caírem mais de cinco graus. Em Campo Grande, por exemplo, a mínima esperada para sábado (3) e domingo (4) está na casa dos 10 ºC. No interior, os termômetros podem cair a até 2 ºC –porém, a sensação térmica será de frio ainda mais intenso, podendo ocorrer geadas.

Para este sábado, o Inmet prevê um dia de céu parcialmente nublado a claro com geada no Sul e Sudoeste (fronteira com o Paraguai e Grande Dourados). Em declínio, as temperaturas oscilam entre 2 ºC e 23 ºC. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 11 ºC, com máxima de 20 ºC, sem chuva –a umidade do ar chega a 45%.

Domingo, a previsão é de um dia parcialmente nublado a claro pelo Estado, com geada na região sul. A mínima chega aos 4 ºC e a máxima aos 27 ºC. Na Capital, as temperaturas ficam entre 10 ºC e 24 ºC e a umidade do ar chega a 35%.

A segunda-feira (5), por sua vez, ainda terá chances de geada no sul, mas em geral o céu segue claro com névoa seca. As temperaturas vão de 4 ºC a 31 ºC pelo Estado, e de 10 ºC a 29 ºC na Capital, com umidade relativa do ar próxima a 30%.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *