19 de abril de 2024 - 02:05

Inmet alerta para manutenção de altas temperaturas durante a semana, mas prevê chuvas isoladas na sexta-feira

Meteorologia aponta que percentuais de umidade do ar ainda podem baixar de 15% nesta terça-feira, mas aponta aumento sensível da umidade do ar no decorrer da semana
Meteorologia prevê aumento gradual da nebulosidade e umidade, com chuvas isoladas no fim de semana. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom)

Apesar de os sul-mato-grossenses continuarem a vivenciar dias de grande calor, a aproximação de áreas de baixa pressão a partir desta terça-feira (17) promete trazer mais umidade ao Estado e, até o fim desta semana, promover chuvas isoladas no Oeste, Sul e Sudoeste. É o que prevê o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ao prever aumento de nebulosidade na madrugada.

As regiões da Capital, Centro-Norte e Leste do Estado continuam a experimentar índices de umidade relativa do ar na casa dos 15% –ou mais baixo– nesta terça. A manhã promete ser clara ou, no máximo, ter poucas nuvens, com formação de névoa seca. à noite, o tempo varia entre claro e parcialmente nublado nessas regiões. Em Campo Grande, as temperaturas variam entre 24 ºC e 39 ºC.

O Centro-Norte (de Jaraguari a Sonora) promete ser ainda mais quente, com temperaturas de 22 ºC a 42 ºC; enquanto a faixa Leste (de Cassilândia a Taquarussu) verá os termômetros oscilarem entre 21 ºC e 40 ºC.

O Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho) também terá máxima de 40 ºC, após os termômetros cravarem mínima de 23 ºC. A umidade segue na faixa dos 30%. E no Sul e Sudoeste (Grande Dourados e fronteira paraguaia), as temperaturas vão de 18 ºC a 37 ºC, com umidade em 25%.

Segundo o Inmet, as temperaturas seguem elevadas na quarta (18) e quinta-feira (19), mas com aumento na nebulosidade e chances de chuva –exceto no Norte, Centro e Leste, que seguem com tempo seco. As máximas oscilam entre 40 ºC e 42 ºC nesses dias, e de 37 ºC a 39 ºC na Capital.

A umidade segue aumentando na sexta (20), com redução discreta nas temperaturas e pancadas de chuva isoladas e rápidas durante a tarde em todas as regiões. As máximas chegam a 35 ºC em Campo Grande e a 39 ºC nas áreas mais quentes do interior.