plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM Educativa [ AO VIVO ]

1 de fevereiro de 2023 - 04:22

Inédito: Consulado do Paraguai e Instituto Chamamé MS formam a 1ª turma em idioma guarani

Acontece nessa sexta-feira (11/12), a partir das 19h, no Consulado do Paraguai em Campo Grande (Rua Cândido Mariano nº 1.945), a solenidade de entrega de certificados aos participantes do curso de idioma guarani. É a primeira turma diplomada em língua guarani, que desde 2007 passou a ser um dos idiomas oficiais do Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco que reúne os países da América do Sul.

GUARANI2O curso de língua guarani foi realizado por meio de convênio entre o Consulado do Paraguai em Campo Grande, que estabeleceu a metodologia pedagógica, e o Instituto Chamamé MS, responsável pela organização administrativa, e apoio do Governo do Estado por meio da Rádio e TV Educativa (RTVE).

Nessa primeira turma, selecionada entre 200 candidatos, participaram 20 alunos e 16 concluíram o curso, ministrado pela professora Idalina Maciel.

A diplomação será realizada com a presença do Cônsul do Paraguai em Campo Grande, ministro Angel Adrián Gill Lesme, autoridades locais e convidados. De acordo com Consulado, por ser uma iniciativa inédita, o curso serviu como “laboratório” para uma didática permanente, para atender a necessidade de formação de profissionais que atuam na área de relações internacionais e comércio exterior no âmbito do Mercosul.

Nessa fase “experimental” foi ministrado curso básico, com duração de quatro meses e carga de 100 horas/aula. O conteúdo programático engloba fundamentos gramaticais, redação e conversação, possibilitando ao aluno conhecimentos básicos do midoma guarani.

Segundo a professora Idalina Maciel Leon, formada pelo Instituto Ateneu, “aprender o idioma guarani é importante para entender a cultura paraguaia e também indígena”.

GUARANI3Mato Grosso do Sul tem uma grande população de imigrantes paraguaios e índios que adotam o idioma no dia a dia. “Dependendo do aluno é possível adquirir fluência nesse curso básico e havendo interesse ele pode se aprimorar”.

Segundo Idalina Maciel, o alfabeto do idioma guarani é composto de 33 letras entre consoantes, sinais de nasalidade, oral e dígrafo (uso de duas letras para um único fonema). “O alfabeto do idioma guarani é maior que o português e espanhol, mas não é difícil de aprender. Como toda língua, o aprendizado depende de dedicação e disciplina do aluno”, ressalta a professora do curso patrocinado pelo Consulado do Paraguai e Instituto Chamamé MS.

De acordo com o diretor-presidente da RTVE, Bosco Martins, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, as emissoras do Estado e Portal da Educativa estão dando suporte a essa iniciativa em razão da importância cultural e sobretudo pela “cooperação que o Governo de Mato Grosso do Sul estabeleceu com o Paraguai”.

“O Paraguai é um parceiro importante e estratégico que está em pleno desenvolvimento. Além de ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil, tem uma relação cultural muito forte com Mato Grosso do Sul, onde está a maior população de imigrantes e descendentes paraguaios e a segunda maior população indígena do Brasil. No âmbito da América do Sul, a população indígena é expressiva e abrange vários países, por isso o guarani se tornou, em 2007, língua oficial do Mercosul”, destaca
Bosco Martins.

(Texto: Edmir Conceição-RTVE)_
(Fotos: Instituto Chamamé MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *