26 de abril de 2024 - 18:07

Índios Terenas da Aldeia Lalima recebem 50 moradias populares em Miranda

Cinquenta famílias indígenas da aldeia Lalima, no município de Miranda, receberam moradias populares construídas com recurso público, neste final de semana. Participaram do ato a Secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez,o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Ubiratan Rebouças Chaves, e o presidente da entidade Puxarará, Evódio Vargas.

casas-interna-15.8-lalimaConforme a Secretária Maria do Carmo, o empreendimento na aldeia Lalima foi contratado em 2012 e só foi possível ser concluído devido a um auxílio financeiro do Governo de MS , uma vez que as moradias estavam inacabadas. “A obra da Lalima é Recurso Federal com contrapartida Estadual. Nós pegamos essa obra inacabada e decidimos por bem ampliar a contrapartida, dando a chance de concluir as 50 habitações. Muitas famílias estavam aguardando e agora podem contar com a casa própria”, declarou a Secretária.

A índia Terena, Josefa de Souza, que mora na Lalima desde que nasceu, estava muito contente com o sonho realizado. “Estou feliz demais. Esse era meu sonho, faz tempo já, e que está sendo realizado ao receber essa casa. Moro aqui mesmo na aldeia, mas a casa não é minha. A que eu tinha, o fogo acabou com tudo; ninguém sabe o que aconteceu. Mas graças a Deus e a todos que ajudaram a construir essas casas, eu realizo meu sonho. Obrigada”, declarou dona Josefa.josefa

O empreendimento foi construído pelo Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, fruto da parceria entre os governos Federal, Municipal e Estadual, com investimento no valor total de R$ 1.527.202,50. Cada casa entregue possui mais de cinquenta metros quadrados distribuídos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação/ Sehab