19 de abril de 2024 - 17:27

Identidade, saúde pública e pandemia em destaque em episódio especial de MultiplicidadeS

No episódio especial da Série MultiplicidadeS exibido recentemente na TVE Cultura foram destacadas as relações entre identidade, pandemia e saúde coletiva com o professor Everton Falcão. O entrevistado é doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). No episódio ele conta um pouco sobre seu trabalho, sua identidade, e tece um paralelo de seus estudos em Saúde Pública em relação à pandemia do Corona vírus. Confira o especial na íntegra:

Sobre a série MultiplicidadeS

Histórias com línguas, linguagens, narrativas, estéticas e propostas diferentes, filmadas e produzidas em um único estado: MS. Por meio de diferentes idiomas e linguagens audiovisuais, a série/filme busca evidenciar a pluralidade e a convivência simultânea e interdependente de culturas e etnias diversas, além de discutir questões universais que acometem sujeitos do mundo todo quanto ao que simboliza e significa ser múltiplo, híbrido e miscigenado. Assim, a série/filme revela o potencial artístico e cultural que um estado legítima e genuinamente brasileiro como MS oferece, tendo em vista sua rica e multifacetada identidade sociocultural, que se reflete em seu rico e diverso patrimônio cultural material e imaterial.

Além da narrativa fragmentada e da pluralidade de linguagens, outra grande inovação do projeto é seu caráter educativo e colaborativo, que possibilita estabelecer novas práticas no campo da cultura, em especial no audiovisual. Todos os envolvidos, entre funcionários da TVE Cultura e cineastas e produtores de MS, são os talentos que despontam no cenário audiovisual local. O diretor geral, Rodolfo Ikeda, dirigiu, produziu e roteirizou diversas obras audiovisuais em Mato Grosso do Sul, seja com recursos próprios, apoios e patrocínios privados ou com recursos públicos acessados via editais municipais, estaduais e federais, com várias premiações e comprovada qualidade técnica, artística e estética.

Sobre os personagens e equipe técnica

Em sua primeira temporada, que estreia como parte da programação especial da TVE Cultura, a série/filme MultiplicidadeS conta com as participações de Miska Thomé, Jack Mourão, Fábio Kaida, Brutty Fontana, Wasim Aldaly, Thiago Flores, Carol Caco, Douglas Diegues, Fernando Cruz, Lenilde Ramos, Sayuri Michels, Bosco Martins, Hassam Dabó, Ini Cá, Sol Ztt e Natacha Figueiredo. Personalidades da música, fotografia, culinária, esporte, dança, comunicação, cinema, história e memória de MS. Personagens que (re)apresentam e (re)inventam nossa cultura e identidade múltipla, viva e em desenvolvimento – assim como os personagens da segunda e terceira temporadas, que serão exibidas ao longo de 2020, e que comporão o filme de longa-metragem homônimo, com estreia prevista para o fim do ano que vem.

Para contar tais histórias, e com o apoio de outros cineastas e produtores culturais de MS, a TVE Cultura, presidida por Bosco Martins e com coordenação técnica-operacional de César Roriz, conta neste projeto com a direção de Rodolfo Ikeda, edição de Safwan Issahak e produção de Carlos Diehl, Claudinei Pecois e Ana Dornelles.

Com colaboração de Edmir Conceição