17 de maio de 2024 - 10:19

Henrique Pimenta lança “Alcácer-Quibir” na 7ª Feira Literária de Bonito

Lançamento será no dia 7 de julho em Bonito. (Foto: Arquivo Pessoal)

O escritor Henrique Pimenta apresentará ao público seu quarto livro de poemas, intitulado “Alcácer-Quibir”, durante a 7ª Feira Literária de Bonito (FLIB), no próximo dia 7 de julho. O lançamento ocorrerá às 18 horas, no espaço Fala Natureza, no lounge “Dedo de Prosa”, onde também haverá um bate-papo com os escritores Professor Wanderson, Maristela Benites, Simone Mamede, Kamile Drieli, Pedro Kemp e Samuel Medeiros. Durante o evento, o livro estará disponível para compra pelo preço promocional de R$ 20,00.

Nesta obra, Henrique Pimenta explora a poesia contemporânea em sua primeira incursão neste estilo. O autor revela que o livro é uma expressão de sua estética e de sua forma de fazer poesia, que está profundamente conectada à tradição, mas que, desta vez, incorpora elementos da poética do “aqui-agora”. Pimenta destaca que já vem experimentando há algum tempo textos com essa estrutura e decidiu reunir uma coletânea desse material em seu novo livro.

“Eu me libertei das amarras da poesia clássica e decidi explorar temas e formas contemporâneas. Por exemplo, utilizando o verso livre e brincando com paródias e pastiches de poesias modernas, sem abrir mão da melancolia e do amor, que são marcas registradas do meu estilo poético”, acrescenta o autor.

O título “Alcácer-Quibir” foi escolhido com base no desafio sentido pelo autor, assim como o Rei Dom Sebastião em 1578. Segundo a lenda, Alcácer-Quibir foi o local na África onde o Rei Dom Sebastião desapareceu durante uma batalha contra os mouros. A metáfora representa o desafio de Henrique Pimenta ao se aventurar pela poesia contemporânea, deixando para o leitor a decisão de se ele deve ou não emergir novamente, assim como o rei lendário.

O livro é publicado pela editora Mondrongo, de Gustavo Felicíssimo, e conta com a colaboração de renomados profissionais. O psicanalista Marcelo Bueno atuou como mentor, o pintor Genésio Fernandes assina a ilustração da capa, o poeta Elí de Araujo escreveu o prefácio e o professor Osmar Casagrande Júnior contribuiu com as orelhas do livro. Curiosamente, todos esses colaboradores possuem doutorado em literatura.

Sobre Henrique Pimenta

Henrique Pimenta começou a escrever textos literários com 15 anos de idade e, como poeta, publicou o livro de fesceninos “99 sonetos sacanas e 1 canção de amor” (2012). Como contista, publicou “Ele adora a desgraça azul” (2016), livro que recebeu o Prêmio Guavira, Edição especial – MS 40 anos, em 2017, e “Compêndio de evisceração” (2021), pela Editora Chiado, no Brasil, em Portugal, em Angola e em Cabo Verde.

Oficina de contos na 7ª FLI Bonito é ministrada pelo autor

Ainda na programação da Feira Literária de Bonito, Henrique Pimenta ministra no dia 8 de julho, uma oficina de contos para Professores do Ensino Fundamental, das 9h às 11h, na sala Marâ’o. A inscrição é gratuita.

Serviço – Mais informações sobre o autor, o livro e a oficina podem ser encontradas pelas redes sociais de Henrique @bardopimenta, ou no e-mail: bardopimenta@yahoo.com.br.