plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 08:47

“Habitação Social – Projetos de Um Brasil” retrata a Cidade de Deus

Série exibida na TVE Cultura MS destaca origens e características do conjunto habitacional carioca que ficou famoso após filme de 2002

A série Habitação Social – Projetos de Um Brasil apresenta nesta quinta-feira (24) o bairro Cidade de Deus, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro e que foi cenário de filme homônimo de 2002, dirigido por Fernando Meirelles. A atração vai ao ar na TVE Cultura MS e pelo Portal da Educativa a partir das 23h45.

Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, é retratada em episódio do documentário "Habitação Social - Projetos de um Brasil". (Foto: CDD na Web/Reprodução)
Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, é retratada em episódio do documentário “Habitação Social – Projetos de um Brasil”. (Foto: CDD na Web/Reprodução)

Nos anos 1960, o governo de Carlos Lacerda promete acabar com as favelas existentes na cidade. Inicia-se um processo de remoções de larga escala que retiram com violência moradores da zona sul para conjuntos habitacionais distantes da região central.

A Cidade de Deus é um desses conjuntos, desenhado de forma que uma pequena casa térrea pudesse ser modificada ao longo do tempo de acordo com as necessidades das famílias.

Com direção de André Manfrim e produzida pela Pique-Bandeira Filmes em coprodução com A Flor e a Náusea, e financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (linha Prodav TVs Públicas), a série “Habitação Social – Projetos de um Brasil” desenha um panorama histórico da habitação de interesse social no Brasil, abordando as questões sociais, econômicas, políticas e arquitetônicas que influenciaram as políticas públicas do setor ao longo do século XX, desde as primeiras Vilas Operárias até os recentes movimentos de luta pela moradia.

A série tem como fio condutor de sua narrativa a vida cotidiana e a relação dos moradores com os espaços onde vivem. Utilizando entrevistas, grafismos, materiais de arquivo, plantas e croquis, os 13 episódios abordam a diversidade de possibilidades de ocupação humana e uso desses espaços de moradia.

Participam do seriado moradores e moradoras dos conjuntos habitacionais e profissionais de arquitetura e urbanismo. Na escuta desse conjunto de vozes, e através do cotidiano desses edifícios e conjuntos, a primeira temporada da série propõe um olhar histórico sobre a habitação social nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Vitória.

(Com TV Cultura de São Paulo e EBC/Empresa Brasileira de Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *