O Projeto Teatro Interior – 2ª Fase, realizado com recursos do Fundo de Incentivos Culturais do Mato Grosso do Sul (FIC-MS), celebra 32 anos de trajetória do Grupo UBU de Artes Cênicas com doze apresentações do espetáculo “Uma Moça da Cidade” e Oficinas de Práticas Cênicas em cidades do interior do Estado.
Uma Moça da Cidade é a principal peça do grupo e completa 23 anos em agosto, sendo que esta é a 6ª versão. Considerada uma peça de médio porte por conta da grandiosidade dos cenários, adereços, figurinos, iluminação e música original. Em seu elenco, o diretor e ator Anderson Bosh, os atores Douglas Moreira e Edner Gustavo e na técnica Douglas Caetano e música original de Ewerton Goulart.
As apresentações serão gratuitas e distribuídas pelas regiões Norte e Nordeste do Estado.
Grupo UBU
O Grupo UBU de Artes Cênicas nasceu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com o nome Grupo Teatral e Performático Monopólio Alface Negra, em 1991. Depois tornou-se “Cia Troupe de Teatro” em 1997, quando se desvinculou da Universidade. Em 1999 titulou-se “República Cênica”, e assim permaneceu até meados de 2007 quando passou a se chamar Grupo UBU – Grupo de Artes Cênicas, perfazendo 32 anos de trajetória, pesquisa continuada e trabalho.
Em seu currículo 16 espetáculos, 5 performances, 5 prêmios nacionais conferidos pela Funarte e Ministério da Cultura. Também passou por temporadas em MS, MT, GO, SP e RJ, diversas premiações em festivais de teatro, a realização do 1º Festival Nacional de Teatro de Campo Grande em 1996, a constituição do marco “CTC – Casa Teatro Circo”, associado ao Circo do Mato e inúmeras participações e contribuições em eventos, aparelhos e mecanismos públicos de incentivo, fomento e manutenção da atividade artística e cultural.
Oficinas de Práticas Cênicas
Outra ação do projeto é a realização de Oficinas de Práticas Cênicas, que são oficinas onde o Grupo UBU propõe a experimentação e vivência dentro do teatro a partir da encenação da obra “Uma Moça da Cidade”. As oficinas serão gratuitas e abertas para todos os públicos interessados em experienciar uma oficina de teatro.
Esta é a 2ª etapa do projeto “Teatro Interior” por meio do edital Fundo de Incentivos Culturais (FIC-MS) da Fundação de Cultura. A primeira etapa aconteceu em 2021 em seis cidades do Estado. Todas apresentações abertas, gratuitas e acompanhadas de ações formativas através de oficinas, vivências e workshops, levadas gratuitamente a população local.
“Essa é a importância da manutenção de programas de fomento à cultura, seja da prefeitura, do Estado ou do governo federal, de preferência dos três. Esse espetáculo poderá ser exibido gratuitamente para a população, em diversas cidades do interior do MS graças ao Fundo de Investimentos Culturais , que oportunizou financeiramente a realização do projeto em sua plenitude”, afirmou o diretor Anderson Bosh.
Serviço:
Sessões do espetáculo Uma moça da cidade e Oficinas de Práticas Cênicas
Ribas do Rio Pardo – 25/05
Alcinópolis – 26/05
Costa Rica – 27/05
Figueirão – 29/05
Camapuã – 20/05
Chapadão do Sul – 31/05
Cassilândia – 01/05
Paranaíba – 02/06
Aparecida do Taboado – 04/06
Paraíso das Águas – 05/06
Inocência – 06/06