plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 03:02

Governo entrega coletes multiameaças para agentes penitenciários

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), adquiriu 150 coletes multiameaças (nível 2) para a utilização pelos agentes penitenciários em serviço. A iniciativa faz parte do programa “MS Mais Seguro”, com investimento de R$ 499.570,00. Além da proteção balística convencional, o equipamento proporciona proteção adicional contra ataques com armas ou objetos perfurantes e pontiagudos. A ação representa o cumprimento de mais um compromisso firmado pelo governador Reinaldo Azambuja com a categoria.

Os coletes foram destinados a todas as unidades prisionais do Estado, proporcionalmente ao número de servidores. Apenas para os presídios da Capital foram repassados 39. A entrega oficial foi feita na última sexta-feira (30), durante o 2º encontro geral com diretores de estabelecimentos prisionais.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, para a aquisição dos coletes foi necessária autorização prévia do Exército. Conforme ele, mais 50 coletes do mesmo tipo também foram objeto de pedido de autorização ao Exército, além de outros 450 coletes balísticos nível III. “A intenção é que, no futuro, tenhamos um colete para cada servidor, quando providenciaremos a regulamentação necessária à utilização dos mesmos”, disse.

entrega-coletes-multiameacas1

Segundo Stropa, a Agepen também está em processo de aquisição de armas de diferentes tipos e outros equipamentos, definidos a partir de estudos feitos por uma comissão formada por servidores penitenciários, com apoio da Diretoria de Operações da autarquia e da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal (DPOE). O dirigente informou, ainda, que algumas armas, fruto de doações de outras instituições da segurança, já estão na carga da Agepen.

Durante a cerimônia de entrega, que contou também com a participação de servidores penitenciários, o diretor-presidente pontuou as várias ações que estão sendo desenvolvidas pela Agepen, pelo Governo do Estado e pela Sejusp, para o aperfeiçoamento e estruturação do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, além dos coletes, cinco veículos, entre eles uma van,  serão destinados à agência penitenciária pelo programa MS Mais Seguro. “E, até o final deste ano, seremos contemplados pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional) com oito carros-celas, além de outros veículos, entre eles três ônibus, que deverão ser entregues pelo Governo Federal no ano que vem”, declarou. “Também solicitamos ao Depen equipamentos de revistas, como scanners corporais, portais e mais tornozeleiras”, explicou aos diretores.

entrega-coletes-multiameacas2

Para o diretor da Casa do Albergado de Campo Grande, Eudes Melo Vicente, a utilização dos coletes multiameaças incrementará a qualidade da segurança dos agentes penitenciários. “No caso da nossa unidade, que é de regime aberto, onde os presos retornam todas as noites da rua, e a gente nunca sabe o que podem estar trazendo, com certeza será muito proveitoso e proporcionará uma maior preservação à vida de nossos profissionais”, afirmou.

Já o diretor da Penitenciária de Três Lagoas, Raul Augusto de Sá Ramalho, destacou que a iniciativa demonstra a preocupação do governo com os servidores. “É uma forma de valorização da instituição para com os agentes penitenciários, proporcionando mais proteção no desempenho das atividades”, ressaltou.

Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira – Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *