7 de maio de 2024 - 19:36

Governo do Estado entrega segunda unidade do Rede Solidária dia 20

Em uma área de mais de 7,2 mil m2, a segunda unidade do Programa Rede Solidária, denominada ‘Iria Leite Vieira’, será entregue oficialmente para a população no próximo dia 20, às 8h30, com a presença do governador Reinaldo Azambuja e da titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre. A unidade já atende a comunidade da região do Jardim Noroeste com serviços e cursos como o de panificação.

A exemplo da primeira unidade, localizada no bairro Dom Antônio Barbosa, na Capital, a localização no Jardim Noroeste foi escolhida por conta de diagnóstico de vulnerabilidade social. São mais de 13 mil moradores na região e levantamentos realizados pela Sedhast apontaram que houve aumento de 150% nos homicídios na região de 2014 para 2015. Outra situação é que grande parte da população é de crianças e o bairro ainda apresenta o pior índice de qualidade de vida da Capital, segundo o Relatório da Prefeitura (Planurb-2015).

Estrutura finalizada no Jardim Noroeste também contará com extensa área externa

Com uma estrutura física de 2.338 m² a unidade conta, desde a implantação, com parcerias da iniciativa privada e de voluntários. Para a secretária Elisa, a implantação do Rede Solidária no Jardim Noroeste preencherá uma lacuna social. “Certamente a população do bairro e da região será grandemente beneficiada com a entrega dessa nova unidade. Os cursos e as atividades oferecidas ali serão de grande utilidade para as famílias, jovens e adultos, que sentirão não somente no presente as diferenças, mas sim, também no futuro e colherão os benefícios do que é oferecido hoje. É um investimento na pessoa”, destacou a secretária.

No Jardim Noroeste, 32,7% da população do está dentro da faixa etária de 0 a 14 anos, conforme dados do IBGE (Censo/2010). O bairro foi estrategicamente selecionado para receber a nova unidade do Programa Rede Solidária e contará com módulos de Educação, Cultura e Esporte; Escola da Família; Saúde e Prevenção; Segurança Cidadã; Voluntariado; e Trabalho e Renda.

Iria Leite Vieira

Nasceu em Bela Vista, MS, em 20 de outubro de 1919. Faleceu em Campo Grande, em 05 de maio de 2016, aos 96 anos.

Participou da construção, gestão e manutenção do Asilo São João Bosco (hoje denominado Recanto São João Bosco) para abrigo permanente de 180 idosos desamparados socialmente (indigentes), em uma construção de aproximadamente 4.000m², situada no Bairro Tiradentes, juntamente com seu esposo João Nogueira Vieira.

Atuou em prol daquela instituição, desde a promoção de eventos até a gestão e assistência pessoal aos idosos, desde 1965 até 2011, sendo membro da sua Diretoria em todo o período, em caráter de voluntariado. A proximidade, carinho e atenção com os idosos, fez com que fosse recebida pelos residentes daquele Asilo pelo nome de “mãe”.

Inauguração do Rede Solidária – unidade ‘Iria Leite Vieira’

Segunda-feira, dia 20 de fevereiro, às 8h30.

Rua da Conquista, 649 – Jd. Noroeste.

Leomar Alves Rosa  – Sedhast.